esteja preparado para o marketing digital médico

Três erros simples de falhar no marketing digital para saúde

Quero apresentar neste artigo algumas situações muito comuns quando iniciamos um processo de marketing digital com um médico ou com uma clínica. São situações que podem levar seu investimento por água abaixo, e é muito importante ter esse conhecimento antes de iniciar a sua jornada. Confira abaixo três erros simples no marketing digital para saúde, e veja se você não está fazendo o mesmo.

 

Querer atingir vários públicos

O médico ou clínica que não define um nicho de mercado para o marketing digital, gasta uma energia enorme e não alcança os pacientes ideais. Por isto é muito importante traçar esse posicionamento para não ser “mais um” – mais um nutricionista, mais um dentista, mais um dermatologista.

Você pode até oferecer toda a gama de serviços de forma off-line, ou até nas suas consultas, mas para se destacar no meio digital, é importante definir um nicho. É muito mais fácil e certeiro conduzir suas forças e energias dentro de uma única dor, de uma única persona, pois através dessa estratégia você começa a se diferenciar dos demais, se torna referência, e com isso faz sua hora valer mais.

Um dermatologista, por exemplo, pode ter diversos serviços dentro de sua clínica, mas para se destacar nas redes sociais, precisa de um posicionamento claro, seja um tratamento específico dentro da dermatologia ou um público particular – homens, por exemplo.

Não seja como um remédio genérico, com o qual muitos ficam com dúvidas se realmente irá resolver. Ser generalista faz com que você tenha que cobrar menos. Quanto mais específico e segmentado você for nas redes sociais, mais chances tem de se destacar da multidão e ficar conhecido mais rápido. Você estará se destacando num universo enorme que é o marketing digital. Quem muito quer, nada tem.

 

Deixar tudo por conta da agência

Nós, da Yannis, sempre que iniciamos um novo projeto, apresentamos para o cliente essa responsabilidade com o marketing digital. Se o médico quer mesmo se tornar referência e conquistar autoridade para que sua hora custe mais, ele precisa abraçar a causa e colocar em prática algumas estratégias que passamos em nossa metodologia.

Se quer mesmo iniciar essa jornada, você precisa entender que é a fonte de informação, é com você, médico, que as pessoas querem se conectar. Por isso, quanto mais envolvido, quanto mais postagens colocar, seja uma frase de motivação ou uma live, seja com uma dica na qual apareça a sua imagem, mas engajamento e mais chances de conquistar sua autoridade digital.

Quando você passa a postar algo pensando em ajudar o seu público, com objetivo e clareza, tudo começa a se tornar mais fácil e a tal da “vergonha” pelo julgamento cai por terra. Saber para quem você fala e por que o faz começa a fazer sentido e gerar engajamento.

Parece muita coisa não é mesmo? Mas nós temos um processo bem estruturado e ajudamos nossos clientes a colocar em prática, junto é claro com as ações que desenvolvemos para cada cliente. Somos uma ferramenta estratégica e você, médico, detém o conhecimento e é a autoridade sobre o assunto.

 

Não estar preparado para o sucesso

Você investe tempo e dinheiro em marketing digital. Isso pode envolver agência, novo site, anúncios patrocinados, produção de conteúdos, vídeos nas redes sociais… Na hora em que as suas ações começam a engajar e passam a dar o retorno tão esperado, você não tem fôlego e nem uma equipe estruturada para dar a atenção necessária.

Cuidado! Nem todos os médicos e clínicas estão preparados para o sucesso. Como está sua clínica hoje? Preparada para esse sucesso?

Quando iniciarmos um projeto com a clínica, temos sempre essa preocupação: quem irá responder aos comentários nas redes sociais? Quem fará as ligações e como será essa ligação? A equipe está treinada, há pessoas suficientes para a parte de vendas? Ou é mais uma função que será direcionada para a secretária, que já tem infinitas ações para cumprir?

Pense comigo, não faz sentido fazer todo investimento, fazer por fazer, porque todos estão nas redes sociais, e depois não conseguir sustentar essas ações.

O sucesso é maravilhoso, e nós da Yannis vibramos junto com cada paciente conquistado, com cada depoimento recebido, pois isso é resultado de um trabalho bem feito, bem estruturado. Mas, ao mesmo tempo, ficamos tristes se esses contatos não forem bem recebidos, bem atendidos dentro da clínica. Todo o ciclo tem que ser perfeito e ter início, meio e fim, porque senão você só estará gastando tempo e dinheiro.

 

Antes de começar a jornada no marketing digital, reflita sobre essas três questões: qual o nicho em que pretendo atuar, vou ter tempo e disposição em participar dessa construção de autoridade digital e estou preparado para o sucesso? Se a resposta for sim, então é hora de colocar a mão na massa e dar o próximo passo. Nós da Yannis ficaremos muito felizes em iniciar essa ‘incrível jornada com você.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *