Por que usar o Instagram na sua estratégia de marketing médico? | Yannis Marketing para saúde

Por que usar o Instagram na sua estratégia de marketing médico? [Recomendado]

O Instagram é, hoje, uma das redes sociais mais usadas e pode ser um forte aliado na sua estratégia de marketing médicoEm todo o mundo, a rede de compartilhamento de fotos e vídeos já possui mais de 800 mil usuários ativos, em 2017 ganhou mais de 200 milhões. É a rede que mais cresce atualmente. No Brasil, segundo o relatório Social media Trends 2018, 80% das marcas têm investimentos nessa plataforma.

Com as últimas alterações do algoritmo, a plataforma adicionou recursos com intuito de manter os usuários envolvidos e tentar tornar a plataforma mais relevante para empresas.

Mas, e o segmento médico, pode se apropriar dessa ferramenta para atrair mais pacientes?

Sim, se você fizer uma breve pesquisa no Instagram, vai notar como já temos vários perfis de médicos e clínicas utilizando a plataforma.

Instagram e a estratégia de marketing medico

Assim como toda rede social o que as pessoas buscam é ver a realidade das pessoas, além de buscar conteúdo que possa contribuir, isto é, relevante.

Aqui vão algumas dicas para deixar o seu perfil médico bombar no Instagram:

1 Inclua informações interessantes no seu perfil

Inicialmente, seu perfil deve ser definido como público e não privado, assim você não restringe o alcance de suas imagens e pode angariar mais seguidores. Deixe claro a sua especialidade e como você pode ajudar.

Passe uma mensagem positiva para quem acessar pela primeira vez seu perfil. Lembre-se da máxima “a primeira impressão é a que fica”. O Instagram permite a marcação de perfis, emogis e também a inclusão de hashtags na descrição da sua biografia. Isso pode ajudar no SEO da sua clínica quando alguém procurar pelo tipo de conteúdo que você produz.

A maior parte dos usuários utilizam a plataforma mobile, por isso, certifique-se de que o link da Bio de seu perfil conduza o usuário para uma página otimizada para dispositivos móveis.

2 Perfil comercial ou pessoal?

Há rumores que as últimas atualizações do algoritmo do Instagram deixaram os perfis comerciais com uma possibilidade de alcance melhor. O Perfil comercial você ainda pode acompanhar as métricas da sua conta e otimizar as publicações. Você pode por exemplo, programar suas postagens nos dias e horários em que seus seguidores estão mais ativos, com base nas informações do relatório.

3 Capriche nas postagens

Na primeira hora, o Instagram entrega o seu conteúdo para 10% do seu público, por isso, garantir engajamento neste período pode fazer com que seu post obtenha mais alcance. Então, monte um plano editorial, alinhado com as expectativas da sua persona (paciente ideal). Capriche nas fotos e vídeos. Como a rede não permite um link para o site, aqui vale entregar mais informação. Utilize emogis para deixar o conteúdo mais simpático.

4 Cuidado com as hashtags

As hashtags ajudam o perfil do médico ou da clínica a ser encontrado dentro da rede. Elas funcionam como uma tag. No Instagram, é  permitido usar até 30 hashtags por post, as boas práticas recomendam o uso de 10 a 15, ao invés das 30.

Para aumentar o envolvimento e a visibilidade na hora da busca, é bom ficar atento aos assuntos do momento e às hashtags mais comentadas pelo usuários. O Trends Map é um ferramenta que pode te ajudar a encontrar as hashtags mais utilizadas no momento em cada região ou no site webstagram.

5 Aproveite as Stories

O recurso de stories do Instagram mudou o comportamento dos usuários e também o uso do Instagram. As histórias ficam disponíveis por 24 horas e podem ser salvas em suas Histórias favoritas no seu perfil de Instagram e ainda criar categorias para organizá-las. Há ainda a possibilidade de inserir links (permitido para perfis com mais de 10 mil seguidores). Então, aproveite esse recurso para contar a história da sua clínica.

6 Faça vídeos

Dentro do “Live Stories” Os usuários podem iniciar um vídeo ao vivo dentro do Instagram. Você pode aproveitar para esclarecer algumas dúvidas sobre sua especialidade, falar sobre um tipo de tratamento novo, contar como foi sua participação no último congresso etc. Há inúmeras formas de você interagir e engajar seus seguidores ao vivo.

O IGTV é a mais recente novidade da ferramenta, o Instagram aposta na produção de vídeos para concorrer de frente com outras plataformas já consolidadas, como o Youtube. Um pouco diferente do Stories, o Instagram TV pode conter vídeos longos de até 60 minutos. Os vídeos devem ser gravados na vertical para facilitar a visualização nos aparelhos mobile. Os pioneiros tem mais chances de se destacar, então não perca tempo. Comece já a trabalhar seu conteúdo em vídeo.

7 – Anuncie no Instagram

Mais de 2 milhões de anunciantes no mundo estão no Instagram. É fácil segmentar e levar seu público para uma ação, como agendar uma consulta, fazer uma avaliação, etc. As postagens não permitem links, mas anúncios sim. Os anúncios têm o potencial de aumentar a visibilidade e o reconhecimento do profissional, trazendo mais seguidores e alcance para o perfil.

Como vimos o crescimento do Instagram tem sido um dos assuntos mais comentados no mercado de marketing e redes sociais. E os números continuam a crescer. Atualizações constantes e novos recursos mantêm os usuários engajados com a rede e deixa novos usuários curiosos. Os conteúdos de stories e vídeos ao vivo vão ganhar cada vez mais adeptos. Então vamos criar um perfil no Instagram para a sua clínica?

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