Pesquisa de palavras-chave: por que ela é fundamental para o marketing digital da sua clínica?

Pesquisa de palavras-chave: por que ela é fundamental para o marketing digital da sua clínica?

Hoje em dia, não há quem não utilize o Google para encontrar os produtos ou serviços de que precisa. Basta surgir uma dúvida e vamos logo buscar uma resposta na internet. Por isso, para que sua clínica seja encontrada, você precisa antes de tudo saber quais são os termos mais buscados dentro da sua especialidade, para trabalhar os termos corretos para o seu site.

Esses termos são chamados de “palavras-chave”. O primeiro passo para uma estratégia de marketing digital de sucesso é fazer uma boa pesquisa de palavras-chave. Ela pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia. Muitos começam a produzir conteúdo sem uma pesquisa e correm o risco de ter pouco ou, até, nenhum resultado.

A pesquisa de palavras-chave pode ser utilizada tanto para trabalhar sua estratégia de SEO e ajudar no tráfego orgânico, como para os anúncios. Segundo estudos, 60% dos cliques vêm pela busca orgânica; no entanto, a presença nos resultados pagos não é desprezível. Mesmo tendo uma boa representação nos resultados orgânicos, a clínica deve explorar os anúncios pagos, pois trazem cliques incrementais para o site.

Para as pessoas mais maduras digitalmente, a presença no tráfego orgânico traz mais credibilidade. Elas entendem que os primeiros resultados são pagos e os outros, resultado de um bom conteúdo e uma boa experiência. Mas é importante estar presente em ambos (pago e orgânico), um não se sustenta sem o outro em uma estratégia de longo prazo.

Palavras-chave e personas

Construa um projeto de palavras-chave que faça sentido para o seu possível paciente, aquele que realmente importa para você. O entendimento mais profundo das dores e necessidades deste paciente é que fará a diferença na hora de elaborar o material que irá publicar em seu site.

As pessoas percorrem etapas de aprendizado, isto é, existe um passo a passo até chegar ao seu consultório. Para esse processo damos o nome de jornada do paciente.

Abaixo ilustramos uma jornada, para entender melhor o processo.

pesquisa de palavras chave- Yannis Marketing para saúde

Note que, em cada uma dessas etapas, a pessoa busca uma informação diferente. Isto é, sua pesquisa por termos muda à medida que ela vai entendendo o que pode estar ocorrendo com a sua saúde. Por isso, sua pesquisa de palavras-chave deve cobrir todo esse percurso.

Como fazer a pesquisa de palavras-chave?

O Google informa que milhares de pesquisas novas são feitas todos os dias. Algumas mais específicas podem apresentar um volume grande de pesquisa, porém percebemos uma tendência cada vez maior em pesquisas complexas, isto é, as pessoas digitando frases maiores quando buscam informações na internet.

Existem dois tipos clássicos de termos, os chamados termos clássicos (hard tails), às vezes compostos de uma ou duas palavras, e os termos de cauda longa (long tails), formados por mais de três palavras. Vamos dar um exemplo para deixar mais claro.

Termo clássico: “vacinas”.

Como você pode observar a seguir, esse termo tem um volume de buscas grande, mais de 40 mil buscas, por isso, muito conteúdo na internet já deve estar explorando este termo. Termos mais explorados podem não ser uma boa ideia para começo da sua estratégia. Quanto mais concorrência, mais difícil será chegar às primeiras posições do Google.

Pesquisa de palavras-chave - Yannis Marketing para saúde

Termo de cauda longa: “vacinas para gravidas”

Note que temos 880 buscas por mês, e a concorrência é um pouco mais baixa para este termo. Então, preparar um conteúdo relevante e de qualidade significa boa probabilidade de atingir as primeiras posições com mais rapidez.

pesquisa de palavras-chave - Yannis Marketing para saúde

A estratégia de fortalecimento da indexação em palavras de cauda longa ajuda a melhorar a indexação também dos termos clássicos. O ideal é fazer uma divisão, construir conteúdos que possam cobrir os dois tipos de palavras-chave para facilitar a busca.

Algumas ferramentas podem ajudar nesta etapa. O planejador de palavras do próprio Google, é uma excelente opção para que você possa levantar o volume de buscas de cada termo.

Google Trends é outra ferramenta que você pode usar para explorar ideias. Ela mostra a evolução das pesquisas ao longo do tempo. Pode ser útil para você se antecipar à concorrência. A ferramenta apresenta termos que estão em ascensão, isto é, palavras-chave novas, que podem se transformar em tendências nos próximos meses e anos.

Esperamos que tenha entendido o quanto um bom estudo de palavras-chave é importante para o sucesso da sua estratégia de marketing digital na área médica.

Se você quiser uma ajuda, converse com nossa equipe. Teremos muito prazer em auxiliá-lo a fortalecer sua presença digital.

 

1 resposta

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Salvas as devidas proporções, é de extrema importância entender o caminho que leva as pessoas até o seu atendimento. Esta é a jornada do paciente. […]

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *