autoridade digital no marketing médico

O poder do marketing médico: torne-se uma autoridade digital

A forma de procurar um médico mudou, o mundo está cada vez mais digital, e isso não tem mais volta. Hoje são mais de 40 mil pesquisas a cada segundo, o Brasil é o segundo país do mundo a passar mais tempo na internet. Por isso, você e sua clínica precisam ser encontráveis nesse universo digital. Use o poder do marketing médico para conquistar sua autoridade digital.

Você já parou para pesquisar seu nome no Google? O que aparece sobre você como profissional? É realmente o que você é? É o que você quer representar para seu possível paciente ou até mesmo para outros profissionais do seu segmento? Faça essa análise, procure avaliar o que estão achando sobre você. Caso você não esteja nem aparecendo, ligue o sinal de alerta! Comece a aparecer ou seu concorrente irá abocanhar uma fatia de mercado que você poderia estar dominando.

A forma com que os pacientes chegam até os médicos é diferente de tempos atrás. Hoje, ao chegar a um consultório, é muito provável que o paciente já tenha feito uma varredura sobre o profissional, e quem está aparecendo, entregando valor e gerando autoridade é que irá conquistar cada vez mais espaço no mercado.

Construa sua autoridade digital médica

Os médicos passam anos de suas vidas estudando e aprimorando habilidades, mas se esquecem de cuidar um pouco da sua marca pessoal, de como podem transmitir o que sabem no meio digital.

Muitos têm vergonha de se expor em redes sociais, em vídeos e outras plataformas de mídia. Mas se você parar e pensar que está ajudando alguém, a vergonha termina. Aí está o segredo do marketing na internet: seja um conselheiro, aquele que ajuda as pessoas a achar respostas para suas dúvidas, gere engajamento, gere autoridade, seja referência no segmento em que atua.

Comece a construir sua autoridade digital, para adquirir reputação e ter cada vez mais credibilidade. É um trabalho que exige consistência, coerência e determinação, mas que lhe trará muito frutos.

Destaque-se na multidão

Como existem muitas pesquisas na internet, há também muito barulho. É conteúdo que não acaba mais, são postagens infinitas, fica inviável acompanhar tudo e querer se destacar no meio de tanta gente. Mas calma, veja o que você pode fazer para fugir dessa confusão.

Torne o trabalho sua missão

Use o seu conhecimento, sua paixão pelo que faz, para atrair cada vez mais pacientes, ou até mesmo ser um médico de referência na sua área. Use o poder da internet a seu favor; nunca foi tão fácil fazer marketing, ele está ao alcance de todos.

Não é apenas sobre ter inúmeros seguidores ou uma boa visibilidade; você precisa passar conteúdo de valor e ter competência. Saiba como mostrar isso, compartilhe o que você sabe, ajude. Quando você consegue fazer isso, torna-se um acelerador de sucesso, fazendo uma autoridade digital.

Escolha um nicho de atuação

Tenha clareza no seu posicionamento na internet, pois há muitas pessoas fazendo o mesmo. Se você tentar abocanhar uma fatia muito grande de mercado, não conseguirá se destacar, será como uma agulha no palheiro. Você não pode ser tudo para todos, isso é impossível. Por isso entenda e defina um nicho, forme uma tribo.

Quando você define um segmento de atuação, fica muito mais afinado, consegue trazer mais conhecimento para aquele nicho específico, vira especialista. Com isso você será lembrado, indicado e mencionado.

Cuide da sua marca pessoal

A forma como você fala, como você se veste, como é seu consultório… Tudo isso contribui para sua marca pessoal. Somos como um outdoor ambulante, que gera percepções pessoais sobre nós. Por isso, analise como você é percebido hoje pela sua audiência, se é realmente o que você é.

Além disso, você precisa ter qualidade em seus materiais, um bom visual e uma linguagem simples. Tudo isso agrega valor à marca.

Distribua conteúdo útil

Quando está dentro de um nicho de mercado – exemplo: endocrinologista que atende adolescentes obesos –, você distribui conteúdos mais específicos, uma linguagem própria, com sintomas, dores e soluções específicas. Fornecendo para essas pessoas conteúdos úteis, você gera empatia e a compra é feita pela confiança, tudo o que você diz acaba virando lei.

O conteúdo precisa ser gerado com consistência, não basta apenas publicar uma vez um artigo em seu site e nunca mais colocar nada; você precisa alimentar sua audiência, ajudá-la. Isso faz os resultados aparecem.

Não é sobre você, mas sobre o paciente

Quando for se comunicar na internet, você precisa ter desenhado muito bem sua persona – a pessoa ideal para o seu negócio. Fale para ela e não de você, mostre o que ela sente, suas dores, seus sonhos… Isso gera conexão, reconhecimento.

Quando fala sobre o paciente e para ele, você vira um conselheiro, uma autoridade no nicho que você domina.

Foi-se o tempo em que entrávamos em um site e havia apenas missão, visão e valores da empresa. Hoje as pessoas querem saber no que você pode ajudá-las e como irá fazer isso.

Atue com ética

Com o poder do marketing digital você irá arrebanhar um grande número de seguidores e isso aumenta também sua responsabilidade. O que você fala e expõe tem um grande impacto.

“São necessários 20 anos para se construir uma reputação e 5 minutos para arruiná-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de modo diferente.” – Warren Buffet

Esteja alinhado sempre às normas do Conselho Federal de Medicina, cuide para não prejudicar sua imagem. Seja coerente e tenha bom senso ao publicar algo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *