Marketing para clínicas: Como atrair mais pacientes para sua clínica usando o google

Marketing para clínicas: Como atrair mais pacientes usando o Google

Investir em ações de marketing para clínicas será essencial para que os profissionais de saúde possam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Amenizar a dor, trazer bem-estar, curar e melhorar a qualidade de vida. Esse é o papel do médico, uma profissão milenar. Há registros de procedimentos cirúrgicos bastante complexos já no Egito Antigo. Mas as primeiras técnicas de medicina para identificar os sintomas das doenças surgiram na Grécia Antiga, onde nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.

Atualmente a medicina dispõe de várias técnicas e tratamentos para os mais diversos tipos de patologias. Pesquisas avançadas na área de genética, aliadas a tecnologia de ponta contribuem para que a medicina tenha cada vez mais sucesso em seu objetivo de salvar vidas.

Crescimento do número de médicos no Brasil

Segundo um estudo do CFM, sobre demográfica médica no Brasil, em 2028 teremos uma explosão da relação médico/habitante e uma superconcentração de médicos em diversos estados e cidades de médio e grande porte. Serão mais de 540.000 médicos. Chegaremos a atingir a razão de 2,53 médicos por 1.000 habitantes.

Demografia médica no Brasil – Marketing para médicos 2028 – 2,53 médicos por 1.000 habitantes

Por isso, o quanto antes você começar a investir em marketing para saúde, mais cedo irá conquistar uma posição de reconhecimento e atrair mais pacientes para sua clínica.

Como usar o Google para fazer marketing para clínicas

As pessoas hoje vão para a internet antes de consultar um médico ou agendar um exame. Estar bem posicionado no Google pode ser a diferença para você se destacar como um especialista de sucesso e garantir que seu paciente encontre sua clínica. O marketing de busca é uma opção com um custo baixo e que obtém ótimos resultados se feito com um planejamento adequado.

Abaixo, estamos simulando uma busca na internet.

 Marketing para médicos - seja encontrado pelo seu pacientes no google

Note que quando começamos a digitar a palavra “ginecologista”, o buscador nos traz no auto complete, sugestões do que outras pessoas já pesquisaram: “ginecologista em Florianópolis”, “ginecologista em Joinville” e por aí vai.

Esta é a forma como as pessoas buscam na internet quando querem procurar um profissional dessa especialidade para consultar. A probabilidade dele consultar com um dos especialistas que aparecem nas primeiras posições é grande.

Marketing para clínicas: entenda melhor as diferentes formas de seu paciente encontrá-lo no Google

Existem diversas formas de você aparecer no Google, vamos a elas:

Anúncios pagos

Na imagem abaixo, destacamos um link para um site que aparece em função do investimento em Google Adwords. Para quem está buscando este tipo de especialista o Google mostra logo no topo da página. Este tipo de anúncio é muito usado por clínicas e especialistas para conquistar mais pacientes.

Marketing para médicos - busca no Google - Anúncios pagos

Google Meu Negócio

É gratuito e traz resultados significativos para sua clínica. Os profissionais e clínicas que aparecem no mapa abaixo foram cadastradas no Google Meu Negócio. É uma maneira eficiente de mostrar às pessoas onde sua clínica está localizada. Nesta ferramenta você vai mostrar o endereço, o horário de funcionamento, o número do telefone e as rotas de acesso sempre que alguém pesquisar no Google e no Google Maps.

Marketing para médicos - busca Google Meu Negócio

Quer aprender a fazer esta inscrição? Preparamos um tutorial com o passo-a-passo para você mesmo fazer a inserção da sua clínica no Google Meu Negócio.

baixe o passo-a-passo para cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio

02Otimização de SEO do site

Na imagem abaixo, você percebe que existem vários links de sites. Os primeiros destacam as palavras-chave: “Ginecologistas em Florianópolis”. Isso não foi por acaso, o site foi otimizado, isto é, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) foram implementadas nele. SEO é uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Marketing para médicos - Técnicas de SEO

Busca por informação – marketing de conteúdo

Eu brinco que é o Google é o famoso “Doutor Google”. Sempre que tenho alguma dúvida, recorro a ele para perguntar. Na busca por informação, o paciente digita no buscador nomes científicos ou populares de doenças, de sintomas, de tratamentos ou de cirurgias.

Vamos a um exemplo: “o que é endometriose?” ou “como tratar a endometriose?”
Neste caso, o paciente não está buscando um médico ou uma clínica, ele apenas quer obter informações ligadas ao problema que ele tem.

Marketing para médicos - Pesquisa no google por doenças

Você pode usar o Blog do site para oferecer essas informações ao paciente. Para esse tipo de busca, recomenda-se um blog relacionado à sua especialidade médica e, que contenha posts que respondam as dúvidas mais frequentes ligadas aos seus serviços. Um canal no Youtube com vídeos sobre o tema também é uma ótima opção.

Todos os dias, milhares de pessoas fazem pesquisas no Google. O site da sua clínica pode ser um destes links visitados. Basta você se planejar e estruturar seu marketing de conteúdo.

Vamos desenvolver uma estratégia de sucesso? Solicite o contato de um de nossos profissionais e saiba como podemos iniciar uma parceria.

 

1 resposta

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Cada vez mais as pessoas pesquisam na internet antes de agendar uma consulta ou exame. Estar bem posicionado no Google pode ser o diferencial para se destacar como um especialista de sucesso e até mesmo garantir que um novo paciente encontre sua clínica. O marketing de busca é uma opção com baixo custo e com ótimos resultados, quando feito com um planejamento adequado. Pode ser feito por meio de anúncios pagos ou de forma gratuita (Google Meu Negócio). Saiba mais aqui. […]

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *