Marketing e saúde: qualquer especialidade médica pode fazer marketing? | Yannis Marketing

Marketing em saúde: qualquer especialidade médica pode fazer marketing?

Cada vez mais fica evidente a parceria bem-sucedida entre marketing e saúde.
Num mercado altamente competitivo e em constante transformação, é vital lançar mão de ferramentas que possam agregar valor ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde em clínicas e consultórios.

É possível, sim, desenvolver um trabalho ético de marketing na saúde, com excelentes resultados. Independentemente da especialidade médica, os profissionais da área podem, e estão cada vez mais, utilizando o potencial da internet (blog, Facebook, e-mail marketing, entre outros recursos) para aliar o marketing em saúde.

A importância do investimento em marketing em saúde

São muitos os desafios para quem trabalha na área da saúde. O mercado cada vez mais competitivo pela crescente oferta de profissionais, o grande número de usuários de planos de saúde e a escassez de agendamentos particulares são alguns exemplos.

Competência e excelência nos serviços continuam sendo fatores importantes, mas somado a isso o marketing para a área de saúde bem planejado é responsável não somente por atrair, mas também reter pacientes.

Um trabalho de marketing digital bem executado é direcionado ao público pretendido. Seja por faixa etária, perfil ou localidade geográfica, é possível direcionar todo o trabalho ao público pretendido, trabalhando de forma muito mais focada e conquistando ótimos resultados.

Profissionais da saúde X investimentos em marketing

Em quais ações apostar? Que ferramentas usar? Até onde se pode chegar quando pensamos em investir em marketing para a saúde?

Essas são dúvidas de muitos profissionais da área.

A publicidade médica tem regras bem definidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) por meio da Resolução CFM 1974/11. Dentro desse contexto já abordamos o texto em nosso blog o que evitar na estratégia de marketing para saúde, vale a pena conferir.

Mas o que dizer das demais atividades? Fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, fonoaudiólogos, clínicas de vacinação?

Para todos eles, é possível desenvolver marketing em saúde, de forma ética, ganhando visibilidade, atraindo pacientes e oportunizando novos negócios. Gerar e promover conteúdo relevante é uma estratégia de marketing aceita e indicada a todos os profissionais da saúde.

Estratégias de marketing digital mais eficientes para a saúde

O marketing digital proporciona uma séria de benefícios para os profissionais que acreditam e investem nele. A melhora da percepção do profissional pelos pacientes, o aumento no número de atendimentos e do faturamento, além da maior presença no mercado são apenas alguns deles.

Elencamos algumas estratégias já testadas por nossa equipe para o marketing médico e que alcançaram ótimos resultados. Veja a seguir.

Marketing de conteúdo

É a base do marketing médico. É melhor gerar conteúdo rico e relevante para os possíveis pacientes do que anúncios. Crie conteúdo sobre sua especialidade, com o objetivo de “ajudar” seu paciente. Conteúdo relevante na internet pode resultar em um bom engajamento com seu público e a conquista de uma boa imagem pública frente ao mercado.

Site preparado para conversão

O site deve ser fácil de navegar e com objetivo claro em cada página. Deve estar preparado para orientar o visitante para uma determinada ação. Seja para agendar um consulta, saber mais sobre determinado assunto ou baixar um material rico.

Redes sociais

As redes sociais devem servir para que você possa promover o conteúdo do seu site. Aumentar a visibilidade por meio de postagens das redes sociais (Facebook, Instagram) com conteúdos relevantes, tendo como objetivo conquistar e fidelizar pacientes. As lives são ótimas para mostrar a autoridade em sua especialidade e engajar os seguidores.

E-mail marketing

Construa, via site, uma base de contatos interessada em seus assuntos. Você pode criar e-mails informativos sobre sintomas de certas doenças, sugestões de tratamentos, exames etc. Também pode usar para divulgar novidades sobre a clínica e sua especialidade. Pode pedir uma avaliação sobre o atendimento, conquistando mais confiança do seu paciente.

Google

Cada vez mais as pessoas pesquisam na internet antes de agendar uma consulta ou exame. Estar bem posicionado no Google pode ser o diferencial para se destacar como um especialista de sucesso e até mesmo garantir que um novo paciente encontre sua clínica. O marketing de busca é uma opção com baixo custo e com ótimos resultados, quando feito com um planejamento adequado. Pode ser feito por meio de anúncios pagos ou de forma gratuita (Google Meu Negócio). Saiba mais aqui.

Explore textos em seu blog, crie vídeos, faça “lives” nas redes sociais, aproprie-se do Google, enfim, apareça. Se você ficou interessado em saber mais sobre o marketing digital para a saúde, converse com nossa equipe, vamos trabalhar para o seu projeto ter todos os pilares de marketing para você alcançar seus resultados.

Nossos profissionais poderão fazer uma análise inicial da sua presença digital e já propor algumas ações. Mas fique tranquilo, pois tudo será devidamente documentado e apresentado a você.

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