Marketing para saúde: Como organizar os contatos que chegam pela internet?

Marketing digital para saúde: Como organizar os contatos que chegam pela internet?

As mudanças de comportamento das pessoas em função dos avanços da tecnologia trouxeram ao mercado de saúde uma nova maneira de interação com seus pacientes. O marketing digital para saúde trouxe uma oportunidade incrível de agilizar a comunicação.

Cada vez mais as pessoas querem resolver seus problemas via internet, na área de saúde não é diferente. Agendar uma consulta, ter uma resposta rápida sobre uma dúvida, informações sobre tratamentos, exames etc. A tecnologia nos trouxe um senso de urgência, não tem como voltar a traz. Por isso os retornos precisam ser ágeis, correndo o risco de comprometer a reputação da clínica se isso não ocorrer.

Vale ressaltar que atendimentos médicos não podem ser realizados via online, mas você pode tirar todas as dúvidas reportadas pelos seus pacientes ou possíveis pacientes via internet. Através do formulário de contato do site, um chat, comentários das redes sociais ou mesmo por e-mails.

Muitas vezes, o tamanho da equipe administrativa é um obstáculo para que esses pontos de contato sejam agilizados. Mas, basta organizar-se e os retornos com o marketing digital serão garantidos.

Marketing digital para saúde: organizando seus contatos que chegam pela internet

 

Estabeleça um responsável pelo atendimento dos contatos que chegam pela internet

Como diz o ditado: “Cão com mais de um dono morre de fome”. Isso vale quando usamos como exemplo os contatos que chegam pelos canais da internet. As composições dos consultórios muitas vezes são feitas com uma ou duas atendentes, um administrador e a equipe de médicos, enfermeiros, etc.

Para a equipe de atendimento ficam tarefas como recepção e encaminhamento dos pacientes aos consultórios, atendimento ao telefone, etc. Todo esse barulho já é suficiente para deixar a recepção agitada o dia inteiro, deixando para segundo plano os contatos que chegam, “silenciosamente”, pela internet.

Estabeleça um responsável pelas respostas, ou responsáveis por tipo de respostas. Essa pessoa deve dar prioridade em tratar do retorno a esses contatos.

Tenha um horário para ler seus e-mails e acessar as redes sociais

Crie um padrão para a checagem da sua caixa de entrada de e-mails, mensagens enviadas pelas redes sociais, etc. Estabeleça um horário, início ou fim do dia. Dependendo do fluxo de mensagens recebidas, confira-os de duas em duas horas ou estabeleça períodos mais curtos.

Tudo depende do volume de atividades que você designar para a pessoa responsável. Mas cuidado! Lembre-se que você está investindo em marketing digital, está investindo para que as pessoas entrem em contato com sua clínica pela internet. Então, dê o devido valor a essa atividade.

E-mail merece atenção: limpe a sua caixa de entrada com frequência

Um passo importante para a organização é a limpeza. Em nossas caixas de e-mail sempre vamos encontrar e-mails que são irrelevantes (propagandas, spam etc.), delete-os. Deixe apenas aquilo que você realmente deverá tratar. Você vai perceber que isso já vai deixar sua atividade mais leve e mais fácil de concentração.

Para cada mensagem lida, realize uma ação

Resolva, encaminhe, responda o mais rápido possível, não deixe acumular. Se não for possível responder de maneira rápida, coloque a mensagem em uma pasta específica e dedique um horário predefinido do seu dia para trabalhar nesse retorno.

Também vale a pena escalonar as mensagens que devem ser respondidas por ordem de importância. Mensagens do tipo: solicitação de agendamento de consultas, informações sobre plano e valor, já nos dão indicação que o objetivo da pessoa é consultar, então, são prioritárias.

Não deixe ninguém sem resposta

Nada mais frustrante que enviar uma mensagem, é ninguém responder, isso pode causar má impressão. Se você vai demorar para ter a resposta certa, deixe a pessoa ciente disso.

Avise que você está tomando ações e que irá retornar em determinada tempo. Isso irá evitar que ele volte a enviar novas mensagens. Importantíssimo: cumpra o prazo que prometeu!

Use o telefone para agilizar a comunicação

Sempre que possível, agilize a conversa pelo telefone. Algumas situações podem ser resolvidas com uma simples ligação. Além de ser uma solução ágil, o telefonema irá evitar mais trocas de mensagens. Solicitações de agendamento e consulta devem ser tratadas no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte.

Acompanhe de uma forma mais profissional

Crie uma forma de avaliar quantos contatos chegam, quantos são respondidos, qual a velocidade das respostas, como as respostas estão sendo realizadas e principalmente, quantas estão sendo convertidas em consultas. Afinal, todo o investimento em marketing digital é para que a clínica possa crescer. Ter acompanhamento mensal vai lhe ajudar a maximizar o retorno sobre o investimento nas ações de marketing digital para saúde.

Em todas as áreas, novos concorrentes surgem constantemente, aproveite e use a tecnologia para se destacar neste mercado.

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Planilha com dicas para o marketing digital da sua clínica

 

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