Marketing digital para dentistas: uma forma mais eficiente de atrair pacientes

Marketing digital para dentistas: uma forma mais eficiente de atrair pacientes

Até a década de 80, um dentista não tinha muita dificuldade para preencher a agenda de atendimento. Os pacientes eram garantidos, bastava ter um consultório bem equipado. Havia pouca concorrência, muitos pacientes e os preços eram altos, extremamente altos.

O cenário mudou: a concorrência aumentou por conta de novos profissionais que ser formam todos os anos. Os pacientes têm mais poder de negociação e o acesso a informação que a tecnologia proporcionou, resultou em queda nos preços e menos pacientes nos consultórios.

O marketing digital tem sido uma excelente oportunidade para os profissionais da área de saúde começarem a se destacar e mudar este cenário. Não só as grandes clínicas, mas pequenos e médios consultórios também podem se apropriar destas ferramentas. Basta planejamento, dedicação, apoio de profissionais qualificados e os resultados começarão a aparecer.

Marketing digital para dentistas: uma forma mais eficiente de atrair pacientes

No Brasil, mais da metade da população tem acesso à internet: são mais de 110 milhões de usuários acessando a rede todos os dias. No mundo esse número já passa de 3,2 bilhões de pessoas, segundo a União Internacional das Telecomunicações.

Marketing digital para dentistas: usuários de internet no Brasil.

Fonte: Google

A internet mudou a sociedade e a sociedade mudou a forma que as empresas e pessoas fazem negócios. Por consequência, nossa maneira de fazer marketing também mudou.

Não faz muito tempo, era comum ainda encontrarmos websites que pareciam apenas folders eletrônicos. A preocupação era apenas estar presente na internet com um site estático. Mas isso não é suficiente.

Ter um website agora exige mais, ele é uma forma de interagir com seu potencial paciente. Sua oportunidade de destacar-se no mercado e atrair mais pacientes.

Hoje não só as grandes clínicas podem ter um site, qualquer profissional liberal pode construir um portal de comunicação com seus pacientes.

Para você ter uma ideia, segundo o órgão que regulamenta registros de domínios no Brasil, o “Registro.br”, já passamos de 3,9 milhões de domínios registrados. Destes, mais de 77 mil são de profissionais liberais.

Marketing digital para dentistas: registros de domínios no Brasil.

Fonte: Registro.br

 

Sites se transformam em portais de conteúdo

Hoje os sites funcionam quase como portais de conteúdo. As marcas ensinam, atualizam, preparam e conduzem seus possíveis consumidores para que a experiência da compra seja a melhor possível.

Ninguém mais sai de casa para comprar algo sem antes pesquisar nos buscadores. Não temos um número oficial, mas estima-se que no Google, o sistema de buscas mais utilizado no mundo, mais de 3 milhões de pesquisas sejam feitas por dia. Dá quase 1 bilhão por ano. Muita coisa, não?

No gráfico a seguir, do Google Trends, vemos o crescimento, ao longo do tempo, da pesquisa pelo termo “Marketing Digital”. De 2004 para cá, ela cresceu mais de 11 vezes e mostra que continua evoluindo.

Marketing digital para dentistas: tendências do tempo (Google Trends)

 

O Marketing Digital é formado por várias estratégias, tendo sempre como centro o usuário, isto é, pessoas. Vários canais e estratégias conduzem o usuário para uma conversão, seja para transformar um visitante do site em lead, um lead em cliente e um cliente em freguês (aquele que volta e faz novas compras).

Trazendo para uma linguagem mais familiar da área de saúde. Quando falamos em “lead” queremos dizer “potencial paciente”. “Cliente”, no seu caso é “paciente” e “freguês”… é o “paciente fidelizado” aquele que retorna ao seu consultório.

estratégias de marketing digital para dentistas

 

Estratégias de marketing digital para dentistas

Vamos trazer para o mundo da saúde um pouco do que aplicamos no mundo corporativo. Vamos usar a metodologia que chamamos de “jornada do consumidor”. É através desta metodologia que conduzimos os visitantes do seu site para um agendamento de consulta.

O conteúdo vai ser nossa principal arma para conduzir estes visitantes até um agendamento. Dicas, hábitos saudáveis, alimentos que fazem bem aos dentes são exemplos de conteúdos que funcionam, educam e agradam as pessoas. Ex: “Dicas de como escovar os dentes com aparelho”.

Utilizamos várias ferramentas: conteúdo para o blog, conteúdos ricos (ebooks e guias), midias pagas (facebook Ads e Google Adwords), redes sociais etc.

Entenda as fases da “Jornada do paciente”:

Aprendizado e descoberta

A pessoa está pesquisando e se atualizando sobre o que ele precisa. Usamos uma abordagem mais ampla para chamar a atenção.

Por exemplo: Ela tem um problema: tem dentes escuros e gostaria de reverter esse problema. Então vai pesquisar tudo sobre as opções de clareamento dental. Quais são os métodos, restrições, cuidados etc.

Reconhecimento do problema

Ela já sabe e conhece as opções de tratamento. Mas ainda precisa pesquisar preços e principalmente a opções de dentistas na cidade. Se existem indicações e avaliações deste profissional.

Consideração da solução

A pessoa já definiu que tipo de clareamento vai fazer. Tem todas as especificações e preços. Precisa apenas escolher dentre os profissionais pesquisados. Aqui avaliações sobre o profissional e pontuações nas redes sociais ou Google podem definir uma contratação.

Compra

Esta é a fase onde ele vai contata-lo, agenda uma consulta. Seu site deve estar preparado para facilitar e agilizar esse contato. Um bom formulário de agendamento de consultas faz diferença nesta fase.

Retenção

Alguns poderiam terminar na fase da compra, mas nós podemos ir adiante e pensar na retenção deste paciente, certo?

Nesta fase, a relação com o paciente já existe e você precisa ajudá-lo e tornar a experiência da relação com você cada vez mais prazerosa. Você pode mandar um e-mail após a consulta para que ele faça uma avaliação do seu serviço ou pode enviar informações sobre como manter e conservar o clareamento dos dentes etc.

Como a experiência com o tratamento foi boa, agora ofereça serviços que possam complementar: uma limpeza dentária pode ser uma opção. Pode enviar por e-mail conteúdo sobre cuidados necessários para manter a saúde bocal e muito mais. Não existe limite, basta ter criatividade para que possa manter essa relação por muitos e muitos anos.

O que o marketing digital trouxe de facilidades para os dentistas?

Orientação para resultados

Ficou mais fácil avaliar se o investimento traz ou não resultados. O marketing digital provocou muitas mudanças. O foco em resultados tem sido cada vez maior. Quando atuava como gestora de marketing em uma empresa de tecnologia, eu ficava frustrada no momento da prestação de contas com meu superior, quando, por exemplo, cruzávamos informações como investimento em um anúncio de revista com o resultado de vendas.

A justificativa sempre era “…é institucional, reforço para a marca! ”. Mas eu sabia que ele queria mesmo era saber quantos clientes novos aquele anúncio nos trouxe. Se a secretária cumprisse à risca o script, à pergunta “Como o senhor chegou até a nossa empresa? ” deveria se seguir a resposta “Vi um anúncio na revista tal”. Glória! Mas sou sincera: isso nunca aconteceu, pelo menos comigo.

Com o marketing digital, esse constrangimento tem fim. Tudo pode ser medido. A tecnologia possibilita mensurar todas as ações e assim escolher as que trazem mais resultado do seu consultório.

A oportunidade de ajudar as pessoas e conquistar a confiança

Em sua estratégia de marketing, não cabe mais apenas falar de sua especialidade ou da tecnologia utilizada em seus serviços. Produzir conteúdo relevante é fundamental para construir uma relação de confiança com seus pacientes. Saber entender o que se passa pela cabeça deles sempre foi uma função desafiadora para o Marketing.

Agora, porém, faz-se necessário entender a fundo o estímulo emocional. Quais são os problemas, suas necessidades, seus objetivos e sonhos. A função agora é ajudar, instruir e conduzir. As pessoas só seguem e compartilham coisas nas quais elas realmente percebem valor.

Facilidade de se conectar às pessoas

Hoje quem fala das empresas, não são as empresas, são as pessoas, que compartilham cada vez mais suas opiniões nas redes sociais, em seus blogs e em seus vídeos.

Os smartphones facilitam o acesso à informação, por isso, dentro das estratégias de marketing digital para seu consultório, adaptação aos vários formatos de dispositivos móveis não pode ficar de fora.

Gostou deste conteúdo? Ficou alguma dúvida? Quer saber mais? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *