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Marketing de conteúdo para área médica: 5 dicas de como implementar

Utilizar o marketing de conteúdo para área médica é uma estratégia eficaz para atrair clientes e posicionar bem a sua marca nos mecanismos de busca digital. Além de ser interessante para os negócios, a prática gera bastante valor para os pacientes que buscam informação sobre saúde.

É fato que as pessoas têm o hábito de procurar conteúdos da área médica na internet, sejam textos, áudios, fotos ou vídeos. De acordo com um levantamento do Google, 26% dos brasileiros recorrem primeiro ao buscador digital para tirar dúvidas sobre sintomas ou problemas de saúde.

Sendo assim, fica claro que existe um grande interesse em obter informação médica.

Investir esforços nessa estratégia pode render mais oportunidades profissionais. As pessoas querem conhecimento e você, especialista, oferece conteúdo confiável e de qualidade. De quebra, ajuda as pessoas e atrai pacientes.

Quer saber como implementar uma estratégia de marketing de conteúdo para área médica? É o que vamos apresentar.

Marketing de conteúdo para área médica: o que é

O marketing de conteúdo para área médica envolve a produção e a distribuição de conteúdos informativos, de forma a atrair possíveis interessados para seu site, sua clínica ou seu negócio.

Além disso, os materiais podem cumprir outras funções, como:

  • Educar e orientar sobre enfermidades, procedimentos, sintomas etc.
  • Divertir com contexto relevante.
  • Estabelecer uma conexão.
  • Posicionar-se como referência.

Uma das vantagens do marketing de conteúdo é o fato de não interromper as pessoas, como um anúncio, por exemplo. É o paciente que busca uma resposta para sua dúvida ou sua dor – às vezes, literalmente – e a encontra na web.

Outro ponto interessante é o fato de que o conteúdo fica disponível online e não tem prazo de validade. Você pode e deve atualizá-lo, claro, mas é um investimento que segue dando retorno ao longo do tempo.

Ficou interessado? Então veja como se faz.

5 dicas de marketing de conteúdo para área médica

Sua mensagem pode ser passada em diversos formatos e canais. Para chegar a quem precisa, é importante conhecer quais as preferências do seu público.

Com essas 5 dicas, você consegue alcançar a maioria dos interesses em conteúdos na web.

1. Tenha um Blog

O blog é uma oportunidade de falar sobre seus serviços, sua especialidade médica e como você pode ajudar as pessoas em seu próprio site.

Como funciona

  • Escolha palavras-chave do seu segmento.
  • Encontre termos de busca relacionados a essas palavras-chave
  • Faça um planejamento editorial com base nessa pesquisa.
  • Elabore e publique textos com frequência.
  • Confira os acessos, descubra quais geram mais interesse e aposte nesses temas.

2. Faça Conteúdo para captar contatos

Produza materiais especiais, em formatos variados, que podem ser acessados pelo seu público por meio de um formulário. Ou seja, as pessoas deixam suas informações, como e-mail, cargo e interesses, por exemplo, para poder ver do que se trata.

É essencial que o material seja interessante e útil para valer a pena preencher o cadastro.

Entre as opções de formatos, podemos citar e-books, infográficos, checklists, guias, manuais, webinars, podcasts, etc.

Com essas informações deixadas pelos pacientes potenciais, você consegue elaborar outras estratégias de marketing, como oferecer conteúdos mais específicos ou serviços que possam ser do interesse.

3. Encare o Vídeo

O consumo de vídeos no Brasil cresceu 165% no Brasil nos últimos 5 anos. Após a pandemia, esse hábito ficou ainda mais frequente. Com a facilidade dos celulares e aplicativos de edição de vídeo, a produção de vídeo ficou mais acessível.

Se ainda não está familiarizado com as câmeras, comece com o simples e vá aprimorando com o tempo. Não faltam tutoriais na internet para dar dicas de como gravar.

4. Divulgue nas Redes Sociais

As redes sociais são canais para você divulgar os conteúdos do seu blog, mas não só isso. Veja o que mais você pode fazer com elas:

  • Manter relacionamento com seus pacientes.
  • Acompanhar os comentários e levante sugestões de novas pautas
  • Entender quais são as principais dúvidas e o que gera mais interesse.
  • Publicar periodicamente e se posicione sobre sua especialidade.

5. Introduza o disparo de E-mail marketing

Uma vez que você tem uma lista de pacientes e interessados nos seus serviços, envie e-mails para essas pessoas com conteúdos relevantes. O objetivo é prestar serviço, se colocar como autoridade e referência.

Você pode avisar sobre um lançamento, um desconto ou promoção, divulgar uma campanha de saúde, enfim, são inúmeras possibilidades de temas para se tratar.

Marketing de conteúdo para área médica com ética

Importante destacar que os profissionais médicos que desejam se posicionar em meio digital e gerar conteúdo na internet devem seguir normas éticas determinadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Ao assinar artigos, é preciso identificar-se com nome completo e o registro CRM. Assim, o paciente potencial consegue conferir a formação do médico. O conteúdo deve ser informativo, para não dar margem para autopromoção ou publicidade.

Gostou das informações? Entre em contato com a gente para saber mais.

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