Instagram para médicos: usando a plataforma para divulgar o seu trabalho.

Instagram para medicos | Katie Fachini

Estamos vivendo em uma época surpreendente. Nunca foi tão fácil usar o marketing para promover o nosso trabalho. As ferramentas estão ao alcance de qualquer um de nós. A internet nos possibilita usar inúmeros canais de comunicação. Basta ter conteúdo, vontade e disposição para aprender à usá-las a seu favor.

Seja você um dentista, um médico, um fisioterapeuta, enfim, qualquer profissional pode e deve usar as plataformas da internet para divulgar aquilo que de melhor tem a oferecer e assim atrair mais clientes para seus negócios.

Dentre todas as mídias sociais disponíveis, o Instagram vem se destacando, em especial para a área médica. Muitos profissionais estão construindo perfis sólidos e se tornando fonte de informação para a população. Então, vamos a algumas dicas de como construir um perfil de sucesso.

Instagram para médicos, como construir uma marca pessoal:

# Dica 1 – Capriche na Bio (Biografia).

Uma descrição na bio deve ser clara e direta. Ela deve resumir quem você é, o que faz e o assunto que domina. A dica é responder nos 160 caracteres da bio no Instagram às seguintes perguntas:

  1. Quem você é? Dra. Maria da Graça
  2. O que você faz? Fisioterapeuta
  3. Qual seu diferencial? Saúde Sexual e Reabilitação Perineal.
  4. Lembre-se de colocar seus números de registro (CRM e RQE)

A partir daí você também deve pensar em como poderia deixar isso mais claro visualmente, o que pode ser feito com emojis e hashtags relacionados a sua especialidade.

O Link da bio também é muito importante. Você pode usar múltiplos links para ilustrar melhor o que você faz ou até direcionar para um agendamento. O Linketee  é uma ótima ferramenta para isso.
Ah! Lembre-se de usar uma foto caprichada. Procure alguma que facilite a identificação sobre o que você faz: coloque o seu jaleco, tenha no fundo a sala de cirurgia etc.

Resumindo, dedique-se a construir muito bem sua BIO, essa ser
á a primeira impressão que as pessoas terão de você. Para quem quer construir uma marca forte, tudo tem que ser consistente e coerente.

# Dica 2 – Aproveite o feed para ensinar e informar.

O ideal aqui é ser organizado, ter uma linha editorial definida e um calendário de postagens planejado. Isso vai deixar sua vida muito mais fácil. ⠀

Mas como eu faço isso Katie?⠀

Bem! Um bom começo é listar todos os serviços que sua clínica oferece, eles podem ser linhas editoriais para o seu Instagram. Você também pode seguir linhas editoriais de assuntos interessantes da sua persona que tenham relação com o seu serviço.

Exemplo: Dicas de beleza, Dicas de exercícios, Receitas etc.

Outras ideias para o seu feed que ajudam a fortalecer sua marca pessoal são:⠀

– Divulgar eventos que participou ⠀
– Fazer perguntas ou responder perguntas⠀
– Dar dicas motivacionais⠀
– Compartilhar pequenos trechos dos seus textos do blog⠀
– Fazer chamadas para o seu canal no YouTube⠀
– Compartilhar uma publicação divertida⠀
– Contar a história de um ídolo com seus comentários ou algo do passado relacionado a sua atividade⠀
– Fazer reflexões sobre acontecimentos e datas importantes ⠀
– Repostar postagens de colegas da mesma profissão ou de mentores com uma contextualização.⠀

Uma dica importante, que eu não poderia deixar de mencionar: agende seus posts. Existem várias ferramentas que podem te ajudar a deixar tudo programado, assim você pode escolher os melhores horários, aqueles que você vai conseguir atingir um número maior da sua audiência. ⠀

# Dica 3 – Use os stories para aproximar-se da sua audiência.

De acordo com o próprio Instagram, mais de 500 milhões de pessoas já usam os Stories diariamente. ⠀
Ele é ideal para você mostrar os bastidores e para interagir com sua audiência. Aqui você pode ser mais solto, não precisa ter a melhor foto, vale a coisa real mesmo. Ele permite humanizar a comunicação e ainda postar com mais agilidade. ⠀
Criar uma linha editorial para o Stories também é uma forma de trazer mais agilidade para sua comunicação. Aqui vão alguns insights:⠀

– Mostre em que cursos você está indo⠀
– Mostre um pouco do seu trabalho⠀
– Responda perguntas relativas ao que você faz⠀
– Crie conteúdo em formato de episódios. Um médico pode desmistificar mitos sobre doenças, tratamentos etc.⠀
– Faça vídeos, eles não precisam ser editados, podem ser feitos pelo seu celular.⠀

Se quiser ter crescimento da sua marca pessoal utilizando o Instagram, você precisa estar disposto a interagir com a audiência. Quanto mais você se mostra presente, mais as pessoas confiam, mais elas se conectam com você.⠀

# Dica 4 – Tenha paciência e seja consistente

Uma angústia que deixa muita gente inquieta é ter poucos seguidores.

Calma! Pense que mesmo os que tem milhares de seguidores hoje, começaram do zero um dia. Não é da noite para o dia que isso acontece, posicionamento é uma construção.

Existem ferramentas que podem ajudar a acelerar esse crescimento, mas nada substitui a sua essência.
Cada post no feed ou cada nova história compartilhada nos stories vai estar atuando como um tijolinho na construção da sua marca pessoal.

Se você quer gerar autoridade por meio do seu conteúdo, precisa ter persistência. Falar uma vez não basta, já que seus posts no Instagram jamais alcançarão todos os seus seguidores. Por isso, o ideal é postar todos os dias.
Então, explore toda a artilharia que o Instagram te oferece e se empenhe em oferecer seu melhor conteúdo aos seus seguidores, lembrando que fortalecer sua marca pessoal é uma construção diária!

Acredite, tenha disciplina, seja consistente! Na hora que você quiser desistir (as vezes isso acontece) recorra ao seu objetivo: construir uma boa marca pessoal. Assim tudo faz sentido.

 

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