Marketing digital para profissionais de saúde – 7 passos para criar uma estratégia planejada e eficiente.

Guia: Marketing digital para profissionais de saúde – 7 passos para criar uma estratégia planejada e eficiente.

Marketing digital para profissionais de saúde: a internet ajudando a encontrar soluções para problemas de saúde.

O surgimento da internet nos possibilitou um maior acesso às informações. Hoje, em questão de minutos, temos a possibilidade de pesquisar sobre qualquer coisa: notícias, entretenimento, negócios, produtos, e até informações sobre doenças, tratamentos e quem pode nos tratar. Alguns gostam até de dizer: “Vamos perguntar para o Dr. Google”.

Brincadeiras à parte, o avanço da tecnologia nos deu infinitas possibilidades quando o assunto é marketing médico. Anos atrás, geralmente era por alguma indicação, listas amarelas –quem lembra delas? – Jornalzinho do bairro, ou mesmo pelo guia de um plano médico que encontrávamos o contato de um médico ou de uma clínica para fazer algum exame.

O paciente pesquisa na internet

Hoje em dia, ao acessar o Google e realizar uma pesquisa, encontramos uma grande e variada lista de médicos, clínicas e especialistas. Além do leque de opções, a internet tornou as pessoas mais exigente e focadas naquilo que querem.

Quando procuram por um médico, geralmente já estão informadas sobre as possíveis causas de um determinado sintoma e que tipo de especialistas é o mais indicado. As pessoas reclamam quando não estão satisfeitas e buscam por seus direitos.

Portanto, o médico além de tudo precisa estar muito bem preparado para atender e resolver o problema deste possível paciente, para garantir que sua reputação não seja prejudicada.

Por que é tão importante para o profissional de saúde investir em marketing digital?
Além de se tornar um profissional mais conhecido, com a divulgação da clínica ou do profissional fica mais fácil do paciente encontrar seus contatos e assim aumentar a chance de agendamento de novas consultas.

É também, uma oportunidade de o profissional de saúde abandonar os plantões exaustivos nos hospitais, deixar a dependência dos planos de saúde e atrair mais pacientes particulares para seus consultórios.

 

Como iniciar uma estratégia de marketing digital na área médica?

 

1 Planeje

Planejar sua presença na internet é fundamental antes de sair montando um site. Tenha claro o que você quer, isto é, qual seu objetivo: ficar conhecido, divulgar um novo tratamento, gerar mais consultas particulares, agendar mais exames etc.

Seu posicionamento e o valor que entrega para o possível paciente são fundamentais para que a mensagem do site seja clara. Então, se ainda não tem isso bem definido, é bom formatar.

2 Identifique as pessoas certas

Dados estatísticos mostram que cerca de 95% das empresas que estão na internet demonstram insatisfação com o resultado dos seus sites. Simplesmente porque não criaram uma estratégia. Montaram seus sites sem pensar no objetivo e no público, preocupando-se apenas com o ”design”.

Design é importante, mas precisamos mais que isso.

Quem é especificamente seu paciente? Que informações ele busca? Como ele pesquisa? Que canais de comunicação ele usa e o que ele espera da sua clínica? São informações significativas, que devem ser analisadas antes de desbravar o mundo digital.

3 Monte um site otimizado e com blog

Na hora de montar o site, não passe a responsabilidade pela estruturação do layout para qualquer empresa, pensando em economia. Isso pode custar caro! O site é o alicerce da sua estratégia de comunicação na internet.

Existem técnicas que precisam ser observadas que vão além de um layout bonito.

A plataforma adequada, os recursos de SEO, os botões de ação, as palavras-chave, as landing pages e a instalação de ferramentas analíticas são alguns dos cuidados que você deve observar junto com quem vai montar seu site.

Sem isso, os buscadores não indexam e seus possíveis pacientes jamais irão encontrá-lo.

O conteúdo deve ser relevante e de interesse do seu público. Pense em ter um blog no seu site, ele aumenta as chances de um bom posicionamento junto aos buscadores. E o que é melhor, atrai visitas vindas de buscas orgânicas, isto é, não pagas.

Existem empresas especializadas na produção de conteúdo, que podem ajudá-lo a construir um ativo significativo de visitantes para o seu site.

Veja mais: Marketing para clínica médica: usando o blog para tornar sua clínica referência no segmento de saúde.

Adaptação aos dispositivos móveis

Outro item importante sobre o site é a responsividade. Não é de hoje, em 2015, o Google lançou um algoritmo para indexação dos sites, priorizando a análise dos sites amigáveis para dispositivos móveis.

Cada dia, mais e mais as pessoas utilizam aparelhos móveis para acessar a internet, e a mudança significa uma atualização próxima às necessidades e à realidade das pessoas que navegam pela rede.

Então, nem pensar em construir um site novo que não se adapte aos diversos dispositivos móveis.

Marketing digital para profissionais de saúde - Perfis nas redes sociais

4 Crie perfis nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais também é uma estratégia que precisar ser contemplada no plano de marketing digital para sua clínica. Elas funcionam como veículo de promoção para o conteúdo do seu site, ajudam a aumentar o tráfego do site.

Você pode usar o Facebook, Instagram e muitos outros, de acordo com o seu público.

Atente para o detalhe de padronizar todos os canais e certifique-se de usar a linguagem correta para cada uma das redes sociais.

Dê prioridade para promover o conteúdo do seu site. Se for necessário usar um texto de outro site, pelo menos crie um botão de ação redirecionando o leitor para o seu site ou para uma landing page.

Existem ferramentas com custo benefício bem interessante que podem viabilizar a criação dos botões de ação, Snop.ly é uma delas.

Veja mais: As melhores práticas para médicos nas redes sociais

5 O papel das landing pages

Você deve estar se perguntando: mas o que é “landing page”. Vamos explicar!

Landing page são páginas de conversão, isto é, páginas que criamos para orientar o visitante para uma determinada ação.

Exemplos: Solicitar o contato para buscar mais informações, baixar um artigo completo sobre determinada doença, informações completas sobre tipos de tratamentos, etc.

Para baixar o material ele precisa nos informar alguns dados antes de conseguir acesso. A partir deste momento começamos a ter um relacionamento mais próximo com esta pessoa.

Dependendo do material que a pessoa baixou, você pode criar um e-mail ou uma sequência de e-mails para explicar melhor sobre o assunto e até orienta-la a fazer uma consulta com você.

6 Como usar o e-mail em campanhas médicas?

O e-mail é uma poderosa ferramenta para gerar relacionamento e conversões (agendamento de consultas). Trata-se de um canal direto e poderoso de conversar com seus pacientes.

O importante é ter uma base de contatos interessada em seus assuntos. Por isso, nunca aconselhamos você a comprar listas de contatos, o ideal é ir construindo essa base através do material no seu site.

Você pode criar e-mails informativos sobre sintomas de certas doenças, sugestões de tratamentos mais comuns, exames que são aconselhados fazer para prevenir certas doenças etc.

Também pode usar para divulgar novidades sobre a clínica e sobre sua especialidade. Pode pedir uma avaliação sobre o seu atendimento para que possa realizar melhorias, conquistando assim, mais confiança do seu paciente.

Marketing digital para profissionais de saúde - Contrate profissionais especializados

7 Tenha ajuda de profissionais especializados

Como vimos, o marketing digital é uma excelente oportunidade para os profissionais da área de saúde aumentarem o volume de consultas. Também é uma estratégia que possibilita a evolução continua da qualidade do atendimento para todos os pacientes.

Nem sempre é fácil ter tempo para cuidar destes assuntos e muitas vezes falta conhecimento para optar pelo melhor investimento.

Por isso, é importante que busque profissionais qualificados, que conheçam das limitações do marketing médico e que possam contribuir para o crescimento do seu negócio.

Veja mais: Case marketing médico: saiba como a Yannis ajudou a clínica Fertilizar a crescer em + de 160% o número de contatos pelo site

Gerencie melhor o seu tempo, deixe que nosso time cuide das estratégias de marketing digital do seu consultório, enquanto você foca em atender os seus pacientes.

Somos certificados nos maiores programas de marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo do mercado. Fale conosco!

1 resposta

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Instagram é, hoje, uma das redes sociais mais usadas e pode ser um forte aliado na sua estratégia de marketing médico. Em todo o mundo, a rede de compartilhamento de fotos e vídeos já possui mais de 800 mil […]

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *