Como usar marketing de conteúdo para atrair pacientes | Yannis Marketing

Como usar marketing de conteúdo para atrair pacientes

Foi-se o tempo em que, para prestar um bom atendimento, bastava preencher a agenda dos profissionais da área da saúde. Não, não pense que um atendimento de excelência não é mais importante, ele continua sendo fundamental, mas precisa vir acompanhado de uma boa estratégia de marketing de conteúdo para atrair pacientes.

Criar conteúdos sobre a sua especialidade, direcionados para os seus pacientes, é uma forma de aumentar a visibilidade e criar um relacionamento com eles.

Mas calma, o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, na qual vale a pena investir. Para começar é preciso um bom planejamento, a identificação do público-alvo, criação e distribuição de conteúdo, mensuração dos resultados etc. Quanto mais rico o conteúdo, mais visitantes, mais autoridade, mais chances de atrair pacientes novos para o consultório.

Que tipo de conteúdo pode ser produzido?

Existem alguns formatos que podem ser usados para divulgar o seu conteúdo, e a escolha relaciona-se com os resultados almejados. Saiba um pouco mais sobre cada um deles.

  1. Vídeos – conteúdo informativo divulgado em vídeo é uma grande tendência do marketing digital. Ele pode gerar ainda mais valor do que outros formatos, como o texto. Para isso eles precisam ser bem planejados, objetivos, dinâmicos e bem produzidos.
  2. Textos para blog – ótima ferramenta para atrair novos pacientes. O conteúdo do blog deve gerar valor e atrair o público-alvo. Nesse caso é fundamental utilizar as redes sociais para promover os conteúdos, além de investir em palavras-chave que vão ajudar a posicionar seu nome nos mecanismos de busca.
  3. Guias e e-books – você produz conteúdos informativos ricos para os seus potenciais pacientes e, em troca, eles fornecem o seu contato. A partir daí é possível aproximar-se dos pacientes interessados em sua especialidade. Esse formato exige conteúdos mais completos.
  4. Webinars e lives nas redes sociais – as transmissões ao vivo (famosos “lives”) e webinars (seminários online) também merecem destaque, pois vêm ganhando espaço entre os usuários das redes sociais.

Marketing de conteúdo, um aliado para atrair mais pacientes

Quando o assunto é marketing de conteúdo para atrair pacientes, é preciso usufruir todo o know how na sua especialidade para gerar conteúdos que possam fazer a diferença na vida dos pacientes. Cada vez mais as pessoas procuram informações sobre saúde na internet. Em função dessa realidade, o blog é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa.

Um blog tem o potencial de gerar novos negócios e, quando bem aproveitado, pode virar um grande aliado na divulgação do seu trabalho e da sua clínica. Ele permite que sejam publicados conteúdos direcionados sobre a sua especialidade e também melhorar o posicionamento das buscas orgânicas no Google.

Um blog é o “coração” da estratégia de conteúdo, e quem investe ou quer investir em marketing de conteúdo para atrair mais pacientes não pode abrir mão dessa ferramenta.

Que tipo de conteúdo pode ser produzido?

O blog é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como um disseminador de conteúdo científico e também uma ferramenta indispensável de marketing de conteúdo para atrair pacientes. E que paciente não gostaria de ter acesso a informações sobre saúde, endossadas por um especialista? Se ainda resta dúvida sobre que tipo de informações podem ser abordadas, aí vão algumas sugestões:

• Dicas de saúde

• Novidades sobre a clínica

• Exames de rotina que o paciente deve fazer

• Programas de prevenção

• Informações sobre doenças (causas, sintomas, tratamentos)

Disponibilizar informações úteis, num canal exclusivo da sua clínica, fará com que os internautas encontrem um valor real em acompanhar o seu conteúdo na internet, criando uma relação de confiança e credibilidade, posicionando-o como referência no mercado.

Saiba mais como usar o blog para tornar sua clínica referência na sua especialidade.

Como posso colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair pacientes?

Gerar e disseminar informações relevantes sobre saúde exige a identificação do seu público-alvo, um planejamento bem estruturado e produção de um conteúdo de qualidade, entre outras ações.

Para desenvolver todo esse trabalho, é possível contratar uma agência especializada em marketing de conteúdo para atrair mais pacientes, optando pelo formato mais adequado ao perfil da sua clínica, que pode ser um pacote completo de serviços ou ainda trabalhando de forma conjunta, na qual um setor interno utiliza o seu conhecimento para a elaboração dos conteúdos.

Como nem sempre é fácil ter tempo para tratar de todos esses assuntos e optar pelo melhor investimento, uma boa opção é buscar profissionais qualificados e que possam contribuir para o crescimento do seu negócio.

Precisando de ajuda para montar sua estratégia de marketing digital? Converse com nossa equipe.0

1 resposta

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Leia também: Como atrair pacientes com o marketing de conteúdo […]

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *