Como fazer marketing pelo WhatsApp para um consultório

Como fazer marketing pelo whatsapp para uma clinica - Katie Fachini

Você já parou para pensar o quanto o WhatsApp traz facilidades para o seu dia a dia? Pois é, ele chegou, de mansinho, e conquistou o mundo. E não é apenas força de expressão: em todo o mundo são 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, com uma média de 60 milhões de envios de mensagens por dia.

De acordo com pesquisa realizada pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF), o Brasil é o segundo país com maior número de usuários de WhatsApp no mundo, com 120 milhões de pessoas. Conforme relatório divulgado pela entidade, 76% dos assinantes móveis no Brasil fazem uso regular do aplicativo.

Com todo esse alcance, não é de se espantar que ele tenha se tornado uma ótima ferramenta de marketing para muitos segmentos, inclusive o da saúde. E se você está se perguntando sobre como fazer marketing pelo WhatsApp para um consultório, vamos jogar luz sobre esse assunto.

A praticidade e instantaneidade com que o WhatsApp transmite informações permite que secretárias e gestores de clínicas e consultórios utilizem-se do aplicativo para uma série de ações, que vão do agendamento das consultas até ações de marketing. E os pacientes podem receber informações sobre a clínica e pedir orientações que possam ser repassadas por mensagem.

Cuidados ao utilizar a plataforma

O marketing pelo WhatsApp está se tornando cada vez mais forte. Mas usar uma ferramenta que vai alcançar o seu paciente onde ele estiver exige algumas regras. Então vamos lá:

• Não seja invasivo – Sempre peça permissão para se comunicar pelo aplicativo. Ao receber o paciente na clínica, a secretária pode questioná-lo sobre o uso da ferramenta e registrar essa informação em seu histórico. Também tenha cuidado com o excesso de propaganda e afins, para não aborrecer quem está do outro lado.

• Tenha um número de uso profissional – Nem pensar em usar o telefone pessoal para o envio de mensagens aos pacientes. Além de parecer pouco profissional, você ficará sobrecarregado com a demanda de mensagens. É essencial que haja um número exclusivo para atendimento dos pacientes e que a secretária fique responsável por ele.

• Defina um horário de atendimento – Ao divulgar o número de WhatsApp para seus pacientes, informe o horário em que estará acessível, para que eles saibam em que momento podem encontrá-lo.

• Identifique a clínica – No espaço de foto do aplicativo use algo que lembre sua clínica. Uma imagem da fachada ou o logotipo são boas opões. No status coloque o horário de funcionamento.

• Cuidados com a linguagem – Escreva de forma educada e mais formal, lembre-se que é um paciente e não um amigo íntimo que está recebendo sua mensagem.

• Não aos grupos – A criação de grupos ou listas de transmissão por clínicas e consultórios é vedada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Veja algumas ações de marketing pelo WhatsApp para o consultório

Usado com mais frequência que o e-mail e tendo adeptos de todas as idades, o aplicativo funciona como um canal de suporte para tirar dúvidas, orientar e receber feedback de pacientes. Aí vão algumas dicas de como pode ser explorado:

• Envio de localizador – E que tal um gentileza para quem marca a primeira consulta? A secretária pode enviar uma mensagem cordial com a localização da clínica

• Redução da taxa de absenteísmo – Utilize o WhatsApp para confirmar a agenda do dia seguinte. A resposta é rápida e, caso um paciente não possa comparecer, você poderá liberar o horário na agenda a tempo para um novo agendamento.

• Esclarecimento de dúvidas – Muitos pacientes têm dúvidas sobre convênio, formas de pagamento, preços de consultas, exames necessários etc. Todas essas dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp.

• Pós-vendas – Após a consulta, você pode utilizar o aplicativo para agradecer ao paciente por ter escolhido sua clínica e abrir a possibilidade para que ele faça sugestões, caso as tenha. Tudo isso num pequeno texto, padronizado.

• Agendamentos – Divulgue no site e nas redes sociais o número de WhatsApp do consultório, assim os pacientes podem optar em enviar uma mensagem para agendar, em vez de ligar. A confirmação da consulta também pode ser feita por meio do aplicativo. Além da agilidade, reduz o uso do telefone.

E já que o assunto é marketing pelo WhatsApp, que tal saber mais sobre o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, que começou a rodar mundialmente em Android no início desse ano. Desenvolvido para destacar o perfil de pequenos e médios negócios, tem funções que também ajudarão no seu marketing digital.

Ele possibilita a coleta de estatísticas (mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas) e a mensuração das estratégias de comunicação. Hoje, 87% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que usam o WhatsApp acreditam que ele ajuda na comunicação com o seu cliente e 81% que ele auxilia no crescimento do seu negócio.

Outro recurso que pode ser em utilizado para o marketing pelo WhatsApp para um consultório é a programação de envio de textos para os pacientes, por meio de mensagens automatizadas e rápidas, até mesmo em horário em que o consultório não esteja em funcionamento.

O aplicativo disponibiliza aos usuários o selo de conta certificada para que as pessoas tenham certeza de que se comunicam com o perfil verdadeiro.

Informações que podem ser adicionadas no perfil do WhatsApp Business

  • Apresentação do negócio
  • Divulgação do site
  • Segmento de atuação
  • E-mail de contato1
  • Horário de funcionamento

Como em qualquer outra ação de marketing para saúde, também quando ele acontece por meio do WhatsApp é preciso que haja um planejamento. Os objetivos a alcançar, as ações a ser executadas e a mensuração dos resultados são essenciais.

Se você quiser uma ajuda, converse com nossa equipe ou entre em contato comigo, Katie Fachini, terei muito prazer em auxiliá-lo a fortalecer sua presença digital.

Compartilhe este post: