Como escolher o melhor software médico para a sua clínica?

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e na área da medicina isso não é diferente. Ela veio para no ajudar e para facilitar ainda mais a rotina dos profissionais da área da saúde.

Atualmente, um dos maiores aliados aos médicos são os softwares de gestão, seja por facilitarem o agendamento de consultas, o atendimento por meio dos prontuários eletrônicos, ou até mesmo o controle financeiro. O software médico está tornando a gestão da clínica mais descomplicada.

Mas na hora de fazer a escolha do software médico algumas dúvidas podem surgir. Quer saber como fazer a decisão mais assertiva para a sua prática médica? Continue com a gente nesse artigo e veja nossas dicas.

Dicas para escolher o melhor software médico

1 – Funcionamento do software em outros dispositivos

Para que você possa usufruir ao máximo de um software procure identificar se o sistema pesquisado apresenta acesso por diferentes tipos de dispositivo. Pois em alguns momentos você não estará diante de um computador ou muito menos na sua clínica.

Por meio de acessibilidade, oferecida por meio do armazenamento em nuvem, você pode acessar as informações dos seus pacientes de onde estiver e por qualquer tipo de dispositivo com conexão a internet.

Por exemplo, seu paciente dá entrada de emergência no hospital e precisa de algumas informações que estão contidas no prontuário eletrônico. De onde você estiver, você consegue acessar os dados dele e passar todas as informações corretamente, evitando possíveis prejuízos.

3 – Armazenamento dos dados

Identifique o formato de armazenamento dos dados. Caso opte por um sistema instalado no computador, você corre um risco muito grande da máquina ficar lenta ou até mesmo perder arquivos que não tinham backup devido algum incidente.

Dê preferência por softwares médicos em que os dados estão na nuvem, pois existe a garantia de segurança das informações dos seus pacientes, bem como a possibilidade de você acessar as informações de qualquer dispositivo conectado a internet.

Além disso, por meio de um sistema com acesso por usuários, você é protegido por senhas, minimizando qualquer tipo de preocupação.

Veja as vantagens de utilizar um software médico na nuvem em comparação com um software instalado:

software marketing médico

3- Customização dos prontuários eletrônicos

O prontuário eletrônico apresenta inúmeros benefícios, como por exemplo a facilidade de acessar todas as informações do paciente de onde estiver, bem como ver todo o histórico do paciente em ordem cronológica.

Mas além disso, é essencial que você verifique se é possível personalizar os campos do prontuário de acordo com a sua prática médica, ou até mesmo, se o prontuário apresenta algumas características específicas para a sua especialidade, como por exemplo, a curva de crescimento no caso da pediatria.

A customização facilita a rotina do médico, proporcionando um melhor atendimento aos seus pacientes, bem como aumentando a produtividade e eficiência da gestão da clínica.

4 – Integração do software com outras ferramentas

As vantagens de um software para a sua clínica são inúmeros, e um deles é a facilidade de ter todos os dados da clínica em apenas um local, reduzindo assim, as planilhas, prontuários de papel, registros financeiros em livros, etc.

Pesquise se o software possui algum tipo de integração, facilitando a sua gestão. Por exemplo, a partir do momento em que é realizado o agendamento de um paciente, a secretária já consegue fazer o lançamento financeiro por meio da própria agenda.

5 – Segurança do sistema médicos

Todas as informações da clínica são essenciais, portanto a privacidade e a segurança desses dados deve ser levada bastante em consideração no momento de pesquisar um software médico.

Identifique se a empresa utiliza criptografia e se preocupa com outras políticas de privacidade e segurança. Alguns software médicos apresentam a mesma segurança utilizada pelos bancos na internet (internet banking), com absoluto sigilo de dados.

Portanto, verifique se como a empresa realiza os backups dos seus dados, e se apresenta a certificação digital SSL (o HTTPS que aparece ao lado da URL do site, como na imagem abaixo) que indicam a segurança e privacidade das suas informações.

6 – Suporte da empresa

Durante a utilização do software algumas dúvidas podem surgir. Dessa forma, a resposta do suporte da empresa precisa ser muito rápido e eficaz, solucionando suas dúvidas ou imprevistos de forma com que o atendimento aos pacientes não seja afetado negativamente.

Além disso, identifique a diferentes opções de ferramentas que a empresa oferece para que você possa contatá-los, como chat, telefone, whatsapp ou e-mail.

> Dê preferência para aqueles sistemas que não demoram mais de 5 minutos para atendê-lo e que também consigam te auxiliar nas dúvidas que tenha.

7 – Reputação da empresa

Uma dica essencial para ajudar nessa escolha é identificar a posição que a empresa ocupa no mercado. Atualmente, existem mais de 80 software médicos no mercado, dessa forma existe uma infinidade de possibilidades. Mas procure encontrar as respostas para essas perguntas:

> Quais são as referências no segmento de software médico? Qual empresa é líder no mercado online? Quem apresenta mais inovações e atualizações?

Além disso, procure outras informações relevantes em sites, como o Facebook ou Reclame Aqui. Através dessas plataformas, você consegue encontrar opiniões de usuários, ajudando na escolha do melhor software para a sua clínica.

Existem diversas características que você precisa levar em consideração no momento de fazer a decisão. Mas lembre-se de identificar se o software médico em questão atende as suas necessidades essenciais, pois essa decisão afetará toda a gestão da clínica e da rotina dos profissionais envolvidos nesse processo.

Muitas ferramenta possuem testes gratuitos por um determinado período, portanto abuse desse período e tire todas as suas dúvidas para que você faça a escolha certa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *