Fake News: como o marketing médico pode combater.

Como combater as Fake News no marketing médico

Qual a primeira coisa que você faz ao acordar? A resposta de grande parte da população a essa pergunta seria: conferir as redes sociais. O dia começa e logo nos conectamos a internet para nos atualizarmos sobre as notícias do dia. O que antes era papel dos meios de comunicação, agora é desempenhado pelas mídias sociais: a disseminação de informações.

Isso parece benéfico quando pensamos no alcance, no entanto, isso é positivo apenas quando tratamos de informações e notícias bem apuradas e confiáveis. Cerca de 6% da população brasileira divulga notícias falsas, o que representa a média de 12 milhões de brasileiros . As notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news , tomaram conta da internet nos últimos meses e prejudicam a população, disseminando informações que afetam até mesmo a saúde pública.

Se você é médico ou atua na área de alguma forma, deve ter, em algum momento, se deparado com uma dessas notícias e pensado como ela é prejudicial, certo? Mas como você pode combater esse mal? A resposta é simples: com o uso correto do marketing médico . Quer saber como? Continue lendo e nós esclarecemos todas suas dúvidas.

Qual o papel do marketing de conteúdo para o médico

O setor de saúde não é uma exceção à tendência do marketing de conteúdo – e nem deve. Isso por que, de acordo com o  estudo mais recente , 94% dos brasileiros pesquisam sobre doenças na internet. E qual o papel do marketing médico nesse momento? Passar informações valiosas e concretas. O papel do conteúdo no marketing médico é promover a sua autoridade como profissional da área, aumentando a conscientização popular sobre questões de saúde por meio de conteúdo educacional e de valor, que agregue conhecimento e incentive a lealdade dos pacientes à sua marca. O marketing de conteúdo pode ainda impulsionar o alcance de seus serviços, atingindo um público-alvo maior e aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca.

Leia também: Como atrair pacientes com o marketing de conteúdo

Mas o que é o marketing de conteúdo?

De acordo com o Content Marketing Institute: “O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar a ação lucrativa do cliente.”

Ou seja, em vez de divulgar seus produtos ou serviços, você está fornecendo um conteúdo realmente relevante e útil para seus clientes em potencial para ajudá-los a resolver seus problemas.

O conteúdo deve fazer parte de todas as estratégias de marketing, inclusive no marketing médico e faz uso de diversas ferramentas como mídias sociais, SEO, Inbound Marketing, entre outras.

Como combater a Fake News na área médica?

Neste exato momento, milhares de pessoas estão consumindo conteúdo na internet e, com certeza, boa parte delas está recebendo informações falsas. Por isso, a melhor forma de combater as fake news é providenciar conteúdo seguro, produzido por especialistas. Para isso, você deve:

Construir um Blog

Uma boa estratégia de conteúdo para seu marketing médico começa com a criação de um blog, é por meio dele que você divulgará praticamente todo o seu conteúdo. É importante também que esse site seja responsivo, afinal, grande parte dos usuários da internet está no celular e um site que não atenda esse requisito tem pouca chance de sucesso. Use essa ferramenta para produzir conteúdo de qualidade e relevante, tendo em mente que seu público te procurará para encontrar soluções sobre um determinado problema.

Estar presente nas redes sociais

Esteja onde seu público está. As redes sociais são imprescindíveis para sua estratégia, mas o ideal é que você decida pelas mais utilizadas por seu target. Você pode obter essas informações por meio de formulários em seu blog, por exemplo. O ponto é que você precisa estar presente tanto para criar proximidade com seu público, quanto para divulgar informações. Algumas estratégias que você pode adotar em seu marketing médico são:

Publicar vídeos passando conhecimento

O consumo de vídeo cresceu 90% em três anos. Os vídeos possibilitam maior facilidade no consumo do conteúdo e ainda oferece ao seu público um rosto ao qual eles podem associar à marca. Boas pautas e conteúdo bem apurado são tão importantes nesse caso quanto são para o conteúdo escrito. Você pode utilizar a ferramenta para esclarecer dúvidas dos inscritos ou passar informações aprofundadas sobre determinado assunto.

Faça postagens para promover conteúdo do seu Blog

A mídia social será sua maior aliada no momento de divulgar o conteúdo produzido no blog. Se seu público está no Facebook, você pode utilizar o Facebook Ads; se o seu público está no Instagram, você pode utilizar ferramentas como Stories, IGTV e as próprias hashtags para divulgar as novidades do blog. Conheça a rede social com a qual está trabalhando e tire proveito de todas suas ferramentas.

Seja ativo e interaja com os seguidores

Uma das grandes vantagens das mídias sociais é a interatividade. Elas possibilitam que você esteja próximo de seu público e encorajam o engajamento. É essencial que você incentive esse comportamento em suas mídias; esteja presente, responda aos comentários e esclareça as dúvidas de seus seguidores.

Você pode fazer a diferença no marketing médico

Colocando essas dicas em prática, você estará contribuindo – e muito, para que os usuários da internet possuam conteúdo de qualidade sobre questões médicas, auxiliando não só no conhecimento, mas na saúde pública geral. Parece muito complexo? Conte com ajuda profissional. A Yannis é especialista em marketing médico e pode te auxiliar nessa etapa. Entre em contato e saiba mais.

Confira também: Guia: Marketing digital para profissionais de saúde – 7 passos para criar uma estratégia planejada e eficiente

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *