Como as estratégias de marketing podem melhorar a experiência dos pacientes | Yannis marketing saúde

Como as estratégias de marketing podem melhorar a experiência dos pacientes?

17A relação entre o marketing e a área da saúde até há pouco tempo era bastante incerta. A maior preocupação por parte dos profissionais estava em não infligir nenhum código de ética da categoria. Com a popularização de estratégias, conteúdos e práticas de comunicação digital, este é um receio que está se modificando consideravelmente. Afinal, é possível divulgar os seus serviços e conquistar um público fiel sem conflitos éticos.

Você, profissional da área, já parou para pensar como as estratégias de marketing podem melhorar a experiência dos pacientes?

Conhecendo melhor estas atividades o seu receio será colocado de lado. Assim você poderá começar estabelecendo o caminho de uma comunicação mais eficaz com o público-alvo. Como resultado a sua forma de divulgação e diálogo com os pacientes se tornará mais humana e objetiva. Caminho este que leva tanto à fidelização, quanto à percepção de valor do profissional ou clínica por trás da informação.

Comece pela jornada do paciente

O marketing costuma trabalhar no percurso que leva de uma necessidade, às vezes chamada de dor, até a sua solução. O que isso significa em termos práticos?

Entender exatamente como funciona a cabeça do possível paciente. Saber suas dores, seus desejos e anseios.

Trazer para a comunicação elementos emocionais que possam conduzi-lo a entender que sua especialidade pode ajuda-lo a resolver aquele determinado problema de saúde ou até algo mais profundo, como por exemplo: sentir-se autoconfiante com um sorriso mais branco, ou com um rosto sem rugas.

Salvas as devidas proporções, é de extrema importância entender o caminho que leva as pessoas até o seu atendimento. Esta é a jornada do paciente.

A sequência começa com o sintoma e nos tempos atuais parte para uma pesquisa sobre o assunto na rede. Esta fase de descoberta dá lugar à seleção do melhor tratamento, do melhor e mais reconhecido profissional até o agendamento de uma consulta.

Nas redes sociais, por exemplo, encontramos a grande maioria das pessoas na fase da descoberta. Eles sabem muitas vezes o tipo de problema que possuem, mas nem sempre conseguem identificar a solução. É aí que o médico tem a grande oportunidade de se tornar referência no assunto e atrair mais pacientes para sua clínica.

Estratégias de marketing podem melhorar a experiência dos pacientes através de conteúdo

O Marketing de conteúdo começará a gerar valor para o paciente em um primeiro momento onde há busca por informação. Para o profissional de saúde fica a tarefa de fornecer esclarecimento sobre a sua área de domínio. Além de ajudar a tirar as dúvidas do seu público-alvo, esta prática cria uma posição de referência dentro do segmento.

A autoridade do especialista em medicina, expressa em conteúdo de qualidade, resolve a primeira etapa da jornada do paciente. Ademais, é possível que mesmo sem sentir nenhum sintoma estas pessoas queiram mais informações. A área de saúde levanta, afinal, muitas dúvidas. Aproveite o ensejo para se posicionar como referência no ambiente digital.

Use canais digitais para melhorar o contato com os pacientes

Como desenvolvimento natural da estratégia anterior, os canais digitais devem fazer parte da vida de profissionais e instituições de saúde. Investir apenas em meios de atendimento analógicos não oferece mais a melhor experiência para o público.

Agendamentos online, e canais diretos como chats para esclarecer dúvidas pontuais, fazem toda a diferença. O nosso queridinho “WhatsApp” é um deles. Saiba mais a respeito no nosso artigo sobre como fazer marketing pelo WhatsApp para um consultório.

Marketing de relacionamento: fidelizando pacientes

As estratégias de marketing podem melhorar a experiência dos pacientes de muitas formas. Nenhuma delas, contudo, estará completa se as suas estratégias não forem encerradas por boas práticas de relacionamento. Até mesmo porque, de acordo com a Customer Experience Professionals Association, até 2020 o relacionamento será o fator determinante na relação entre clientes e prestadores de serviços. O marketing voltado para este fim dá conta de proporcionar a melhor experiência para os seus pacientes. Seja no centro de atendimento, ou nos canais de comunicação, como sites, perfis de redes sociais, chats, etc.

O marketing de relacionamento serve para divulgar os seus serviços, reforçar a sua autoridade e fidelizar quem já conhece você. Aqui se concretizam os efeitos da produção de conteúdo. E através da humanização, qualidade e agilidade no atendimento, garantimos que a jornada do paciente termine de forma positiva. Desfecho que, por sua vez, ajuda a reiniciar o ciclo, levando-os a buscar o seu atendimento novamente no futuro.

Iniciando uma estratégia de marketing digital

Não perca mais tempo para começar sua estratégia de posicionamento na internet. Comece com o que tem! Posicionamento não se conquista da noite para o dia. Tenha iniciativa, persistência e dedicação!

Para te ajudar neste caminho, montamos um guia onde explicamos passo a passo, o que você deve fazer para estruturar uma estratégia de marketing digital.

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