Case marketing para saúde: como clínica Fertilizar cresceu em + de 160% o número de contatos pelo site

CASE – como a Clínica Fertilizar cresceu em + de 160% o número de contatos pelo site

Para quem ainda não tem certeza se marketing digital traz resultados para uma clínica de saúde, aqui vai um case que vai te deixar mais seguro na hora de escolher as estratégias para atrair mais pacientes para sua clínica.

Conquistar novos pacientes é importante para qualquer clínica, mas e como escolher as ferramentas certas no marketing para sáude? O dia a dia de médicos e profissionais da área de saúde é bastante atribulado.

Por isso, conciliar a atividade de captação de novos pacientes com a prioridade para atender as consultas e cuidar da saúde dos pacientes não é tarefa fácil?

Mas a Fertilizar, clínica de reprodução humana de Joinville, mostra que um trabalho profissional e continuado de marketing médico pode trazer grandes resultados.

A Fertilizar Medicina Reprodutiva é uma das mais respeitadas clínicas de Reprodução Humana do Brasil. Atende as cidades de Joinville, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Jaraguá do Sul, Timbó e São Bento do Sul mas também disponibiliza um programa de atendimento para todo o Brasil. Oferece serviços abrangentes para tratamento de infertilidade.

Aumento da visibilidade e geração de novas oportunidades

No post, “5 dicas para conquistar mais pacientes para clínicas” constata-se uma prática comum entre os usuários que acessam a web para se informar sobre sua condição de saúde.

No caso da infertilidade, com todos os avanços da área, os pacientes se utilizam das redes sociais, sites e blogs para certificar-se de que têm todas as informações e também indicações da melhor clínica e dos melhores profissionais para iniciar o tratamento.

A equipe da Clínica Fertilizar reconheceu este potencial da internet para alcançar novos clientes e a importância de investir em ações de marketing para saúde: estar presente na web de forma adequada, para obter visibilidade e gerar contatos de possíveis pacientes pelo site.

Antes de desenvolver uma estratégia de marketing, a equipe da clínica já havia criado um site com um bom volume de conteúdo e investia em mídia paga (Google Adwords).

Mas a única métrica eram os contatos gerados pelo site. Não havia controle do número de visitantes, de onde vinham, se o volume orgânico estava crescendo ou não. O número de contatos gerados pelo site era muito pequeno e quase não ocorriam situações de solicitação de consulta originadas pela internet.

Os desafios estavam justamente em como mensurar e mostrar resultados, aumentar a visibilidade e gerar leads qualificados, ou seja, obter o contato de possíveis pacientes pelo cadastro no site. Dessa forma, a clínica poderia investir com mais segurança e aumentar o número de contatos gerados.

Estratégia de marketing digital aplicada ao marketing para clínicas

Como uma atividade extremamente regulada e por questões éticas, a medicina segue regras rígidas. Por isso, é preciso obedecer aos limites do marketing para saúde e as regras para divulgar sua clínica.

Assim como um paciente busca sempre um médico especialista, a estratégia inicial para ampliar a visibilidade e captar leads qualificados sem ferir estas regras e limites é contar com uma agência especializada em marketing. Foi justamente o que a Clínica Fertilizar fez.

Com o apoio da Yannis Marketing para Saúde o trabalho iniciou por uma avaliação de como estava estruturado o site da clínica de acordo com as regras de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Ferramentas de Busca).

Em seguida, a Yannis realizou um estudo do público e uma pesquisa de palavras-chave, determinante para saber quais eram as mais importantes para o negócio. A partir daí, a estratégia de marketing para sáude para a Fertilizar se desdobrou em algumas ações:

Usabilidade e acessibilidade:

Todo o conteúdo foi revisado e algumas técnicas de SEO foram implementadas para melhorar o posicionamento do site nas páginas de resultado dos buscadores. Ao analisar os dados do site da clínica, os especialistas da Yannis perceberam que quase 50% dos visitantes faziam uso de dispositivos móveis para acessar as informações. Então, a responsividade do site também foi adaptada para visualização nos formatos mobile, aumentando este índice para mais de 60%.

Promoção do conteúdo:

As postagens nas redes sociais passaram a ter padronização com a identidade da empresa, além de uma frequência pré-estabelecida. Para gerar mais tráfego, todos os posts passaram a ser direcionados para o conteúdo do site. Botões de ação foram inseridos no site para estimular a captação dos possíveis pacientes direcionando-os para a página de cadastro.

Compra de mídia:

Enquanto o tráfego orgânico estava sendo construído com as ações de SEO e otimização de conteúdo, a Yannis sugeriu que a Fertilizar mantivesse o mesmo investimento em Google Adwords que já fazia. A pesquisa de palavras-chave ajudou a estruturar campanhas mais eficientes de pesquisa e mensurar sua efetividade. As campanhas de mídias pagas tiveram um aumento de 800% nas conversões.

Resultados da clínica

Com planejamento de marketing médico e uma estratégia de longo prazo os números que o cliente atingiu no segundo ano de trabalho falam por sí:

+ de 160% na geração de leads
+ de 300% no acesso orgânico
+ de 800% nas conversões em Google Adwords
– de 400% do valor do CPL (Custo por Lead) nas conversões em Adwords

“ Para quem não está habituado com projetos de marketing digital é complicado tomar decisões. Tem sido muito bom trabalhar com a equipe da Yannis, constatando o cuidado em explicar de uma forma simples as etapas do projeto, as ferramentas e as ações e trazendo exemplos práticos, o que me deixa muito mais segura. A preocupação em sempre definir métricas para que os resultados possam ser mensurados faz muita diferença, pois demonstra o pensamento em ajudar a empresa a crescer.” Cristina Gonçalves, Clínica Fertilizar.

Você também pode contar com a experiência e o conhecimento da Yannis para desenvolver o planejamento e as ações de marketing para saúde para ampliar a visibilidade e captar novos pacientes para sua clínica. Faça-nos uma consulta!

Preparamos uma planilha com um checklist das principais ações de marketing digital que você adotar para atrair mais pacientes para sua clinica. Baixe o material agora.

Planilha com dicas para o marketing digital da sua clínica

1 resposta
  1. Avatar
    communicationlebondil diz:

    Thank you!!! I’m so happy!

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