como montar seu consultório médico

Aprenda como montar seu consultório médico corretamente

Ao construir um consultório médico, muitos quesitos importantes precisam ser levados em consideração para que tudo corra bem. Neste artigo mostramos os principais passos para você fazer isso sem erro.

Abrir seu próprio local de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente porque na faculdade os profissionais da saúde não recebem nenhum tipo de orientação quanto a isso. Sendo assim, é importante sempre se manter informado sobre as questões administrativas, principalmente quando você resolve montar um consultório.

Algumas questões são bem burocráticas, principalmente as que estão relacionadas ao enquadramento fiscal e pagamento de impostos. Nesse momento, você pode solicitar ajuda a um profissional da área contábil para que ele possa orientá-lo da melhor maneira possível.

Com o objetivo de ajudá-lo nessa tarefa de montar consultório, listamos alguns passos importantes que precisam ser tomados. Continue com a gente neste artigo e veja tudo o que é preciso para ter um consultório de sucesso!

Escolha o local ideal

O local do seu consultório precisa ser de fácil acesso, sendo assim, ele deve atender as necessidades dos seus pacientes. Para isso, é importante verificar se a região oferece linhas de ônibus ou metrô e, também, vagas de estacionamento. Esses são alguns requisitos avaliados pelos seus potenciais pacientes na hora de escolher o local onde vão realizar os procedimentos e consultas.

As regiões mais centrais costumam oferecer uma maior visibilidade ao seu consultório, por isso, embora o custo com aluguel seja um pouco mais elevado, vale a pena investir em uma boa localização que facilite o acesso dos seus pacientes.

Defina seu capital de giro

O capital de giro diz respeito aos valores que o seu consultório precisará ter para se manter em operação enquanto o fluxo de caixa é construído. Os procedimentos médicos costumam ter um valor mais elevado, devido ao seu grau de dificuldade e importância para o bem-estar das pessoas. Por esse motivo, muitos não conseguem pagá-los à vista e, assim, geralmente parcelam o pagamento.

Nesse período que o dinheiro ainda não entrou, o consultório precisa ter meios para se manter, pois os compromissos com impostos, funcionários e demais despesas administrativas têm datas de vencimentos improrrogáveis. É por isso que o capital de giro se faz tão importante.

Saiba quais são as exigências legais e sanitárias

Além das exigências legais referentes à documentação, os consultórios também precisam cumprir com as determinações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Elas explicam detalhadamente como a higiene e os procedimentos de um consultório devem ser realizados, com o objetivo de resguardar a saúde e bem-estar dos futuros pacientes desses estabelecimentos. Por isso, fique atento para não ter problemas futuros.

Aprenda a investir em tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta que tem contribuído muito para o bom desenvolvimento das clínicas e consultórios. Por meio dela é possível facilitar o atendimento, otimizar o tempo dos profissionais e demais colaboradores, sem contar na organização de documentos e melhora no controle do fluxo de caixa.

Além disso, você pode ficar tranquilo também em relação à segurança das informações, principalmente quanto aos dados de seus pacientes, pois, alguns sistemas de gestão oferecem segurança a nível de sigilo bancário, fator que traz mais confiança e despreocupação na hora da contratação.

Ao montar consultório é preciso estar atento a cada detalhe mencionado neste artigo, pois eles fazem toda a diferença na hora de regularizar e garantir o bom desenvolvimento do seu estabelecimento de trabalho. Lembre-se de que esse sonho que você está realizando agora precisa ser construído cuidadosamente para não ter problemas com documentação e demais transtornos que podem surgir decorrentes de um mau planejamento.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *