5 dicas para conquistar mais pacientes para clínicas 

5 dicas para conquistar mais pacientes para clínicas

A era digital trouxe uma mudança de comportamento dos pacientes, que estão cada vez mais informados e conectados. Isso levou à uma prática comum entre os usuários que acessam a web para se informar sobre sintomas de doenças e hábitos saudáveis.

Em artigo publicado no portal da FioCruz e de acordo com os dados da última TIC Domicílios — pesquisa realizada anualmente com o objetivo de mapear formas de uso das tecnologias de informação e comunicação no país —, estima-se que 46% dos usuários de internet no Brasil utilizam a rede à procura de informações médicas sobre saúde em geral e serviços de saúde, numa incidência maior entre mulheres e população economicamente ativa. Já o buscador Google divulgou recentemente que 1% das buscas realizadas no site em todo o mundo é sobre sintomas de doenças.

Se uma grande parte da população está na internet procurando informações sobre saúde o tempo todo, então que tal usar isso ao seu favor e desenvolver uma estratégia para conquistar pacientes para sua clínica?

5 dicas para sua clínica atrair e fidelizar pacientes:

 

1. Planejamento em primeiro lugar

Se você não sabe por onde começar ou que práticas adotar para conquistar pacientes para clínicas médicas é importante desenvolver um planejamento, com propósito, metas, cronograma de atividades e acompanhamento dos resultados.

Ao ter claro os objetivos fica mais fácil definir metas e ações. E para orientar os primeiros passos desta presença online é importante entender como anda o mercado, o que seus concorrentes estão fazendo e, principalmente, o que os pacientes estão buscando. Ao fazer um planejamento é possível elaborar ações mais focadas e que realmente atinjam seu futuro paciente.

2. Defina quem é o seu público

Se você sabe qual o perfil do seu paciente e o que ele busca, fica mais fácil fazê-lo chegar até a sua clínica médica.

Além de informações sobre faixa etária, gênero, profissão, nível educacional, você deve entender quais as principais dúvidas, anseios, os hábitos e comportamentos em relação a temas como saúde, bem estar e qualidade de vida. Compreender o seu público-alvo é fundamental não só para melhorar o atendimento, mas também para a produção de conteúdo que irá captar pacientes para sua clínica médica.

3. Tenha um site e um blog

Você deve estar pensando: para que preciso ter um site e um blog se todo mundo se comunica pelas redes sociais? Pois estes são canais fundamentais na estratégia de conquistar pacientes para sua clínica médica porque você precisará direcionar a atenção dos interessados para o conteúdo que você irá produzir e capitalizar esta atenção para revertê-los em novos pacientes. De outra forma, você continuará brigando pela atenção volátil nas redes sociais, sem grandes resultados.

4. Faça conteúdos relevantes

Como foi visto, entender quem é o seu paciente é o primeiro passo para desenvolver um conteúdo de valor que vai chamar a atenção e ajudá-lo em alguma necessidade. Se a sua clínica médica produz conteúdo de valor direcionado ao seu público-alvo aumentam as chances de se relacionar de forma mais próxima e constante com seus pacientes potenciais.

Dessa forma, você e os demais profissionais da sua clínica serão vistos como especialistas sobre o assunto que foi tema do post, agregando atributos como transparência, segurança e maior reputação à sua clínica médica. Além disso, a relevância do conteúdo para o tema abordado também será considerado pelo “robô” do Google para posicioná-lo melhor na busca orgânica.

Lembre-se: O primeiro passo para atrair visitantes para o seu site e seu blog é produzir posts, ebooks, vídeos e infográficos com conteúdo original e de interesse para o seu público-alvo.

5. Relacione-se nas redes sociais

Depois de ter um site e um blog para receber o conteúdo relevante para seus pacientes, é hora de promover estes canais nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Google+, Pinterest, WhatsApp. Sempre que produzir um material novo para o blog da sua clínica médica, divulgue-o nas redes sociais.

Dessa forma, você vai obter o feedback direto dos clientes e consumidores; conquistar pacientes para a sua clínica médica; contornar situações adversas que possam comprometer a sua boa imagem e reputação; entre outras ações.

O marketing digital é um importante aliado na conquista de pacientes para clínicas médicas e também para sua fidelização. Por meio de produção de conteúdo para o blog e para o site da empresa e nas redes sociais (posts, vídeos, infográficos, ebook), é possível atrair novos pacientes e estreitar o relacionamento com os atuais.

Mas como desenvolver estas ações e ainda dar foco no atendimento e acompanhamento clínico dos pacientes? Ter uma assessoria qualificada e com expertise para a realização do planejamento e execução do marketing digital pode ajudar.

Conte com a experiência e o conhecimento da Yannis Marketing para Saúde para desenvolver o planejamento e as ações de marketing digital para captação de pacientes para sua clínica. Entre em contato com a nossa equipe.

 

3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] calma, o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, na qual vale a pena investir. Para começar é preciso um bom planejamento, a identificação do […]

  2. […] de saúde possam ganhar credibilidade e atrair mais pacientes. Em nosso artigo anterior, publicamos 5 dicas para conquistar mais pacientes para a sua clínica que podem ajudar sua clínica médica a alavancar mais […]

  3. […] post, “5 dicas para conquistar mais pacientes para clínicas” constata-se uma prática comum entre os usuários que acessam a web para se informar sobre […]

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *